A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), organização social responsável pela internet acadêmica brasileira, que interliga mais de 500 instituições de ensino, pesquisa, saúde e cultura do País, está modernizando sua estrutura de comunicação e colaboração com a aquisição de soluções de telepresença.
Com áudio e vídeo em alta definição, o novo serviço permite a realização de reuniões imersivas, em que os participantes têm a impressão de estar interagindo presencialmente. Além disso, possibilita a integração com outros serviços da RNP, como Videoconferência e Conferência Web.
A RNP adquiriu seis salas de telepresença, que estarão disponíveis para uso, no segundo semestre de 2011, nos núcleos de telemedicina e telessaúde da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), e também no escritório da RNP, em Brasília, e na Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), no Rio de Janeiro.
A telepresença consiste na disponibilização de salas que poderão ser utilizadas pelas organizações que fazem parte da rede acadêmica Ipê, operada pela RNP. Caso a instituição tenha sua própria sala de telepresença, ela também será beneficiada, pois poderá reservar a unidade de controle multiponto (MCU) para viabilizar as múltiplas conexões, se necessitar realizar reuniões com várias instituições simultaneamente. O sistema, além de incrementar a comunicação, a colaboração e a integração de diversos projetos, promove economia significativa de gastos com viagens – passagens aéreas, diárias de hotéis e alimentação – e evita horas perdidas em deslocamentos.
Nas soluções adquiridas pela RNP, as salas têm tecnologia OTX (Open Telepresence Experience) em alta definição e consomem 50% menos de largura de banda que as similares. A Polycom, fornecedora dos sistemas, também dará suporte técnico e manutenção por dois anos.
Fonte: Estadão