Softwares de simulação em 3D otimizaram projeto

Compartilhe esse conteúdo

Projeto do Shanghai Tower resultou de ensaios simulados por software de ultima geração e em túnel de vento, gerando economia de custos de construção de cerca de US$ 57 milhões

Projetado pela empresa de consultoria Gensler e o Architectural Design & Reserarch Institute da Universidade de Tongji, na China, esse mega-edifício, de 632 m de altura e 128 pisos, será o mais alto do país quando concluído em 2014.

Priorizando alto desempenho operacional e sustentabilidade, os projetistas realizaram ensaios de simulação em 3D, utilizando softwares da Autodesk, além de testes em túnel de vento, para chegar a uma configuração estrutural capaz de reduzir a carga de vento em até 24%, o que representa cerca de US$57 milhões de economia em custos de construção.

A estrutura do edifício possui nove cilindros empilhados na vertical, revestido por uma fachada de vidro que gira suavemente na medida em que se eleva. Esse formato facilita a coleta das águas de chuva para uso no ar condicionado e aquecimento. Geradores eólicos no topo produzem energia e as duas camadas da fachada de vidro proporcionam isolamento térmico e economia de energia. Há jardins internos e um mirante no topo do edifício.

Os projetistas fizeram, primeiramente, estudos num modelo em 3D printado do edifício e dos seus segmentos verticais. Produziu-se então um modelo físico, cortado a laser, de diversos formatos geométricos possíveis do edifício, na escala 1/64″=1″. Construiu-se, a seguir, um modelo em isopor, cortado a laser, no segmento dos pisos 18 a 27, na escala 1/8″=1″, e um modelo final do edifício já na sua configuração de nove cilindros empilhados, na escala de 1/16″=1″.

Foram extensamente utilizados os softwares de projeto AutoCAD Architecture, Revit Architecture, 3ds Max, Ecotect, CSI SAP2000 e Rhino 3D, desenvolvidos pela Autodesk.

Fonte: Estadão


Compartilhe esse conteúdo

Deixe um comentário