A Suzano Papel e Celulose inaugurou oficialmente, quinta-feira (20), com a presença da presidente Dilma, a sua Unidade Maranhão, no município de Imperatriz. A fábrica, em operação desde dezembro, tem capacidade produtiva de 1,5 milhão de toneladas/ano e geração de excedente de energia de 100 MW.O investimento na área industrial e formação da base florestal foi de US$ 3 bilhões.
A fábrica ocupa uma área total de 1,5 milhão de m², sendo 96 mil m² de área construída. Para escoar a celulose, serão utilizados um ramal ferroviário próprio de 28 km até a ferrovia Norte-Sul, de onde percorrerá mais 100 km até a ferrovia Carajás. Somente na construção desse ramal, a empresa investiu R$ 100 milhões.
A construção da Unidade Imperatriz teve início em 2011, com cerca de duas mil pessoas. No final da obra, em 2012, eram 11,5 mil trabalhadores. Ao todo, cerca de 700 fornecedores estiveram envolvidos no projeto, entre os quais fornecedores de serviços e equipamentos, como Metso, Siemens, Pöyry, entre outros. Do total de fornecedores, 40% são do Maranhão.