A Locar concluiu há duas semanas o transporte de 14 transformadores para a Sub-Estação de Araraquara, que receberá energia produzida no complexo hidrelétrico do Rio Madeira, no Amazonas, a partir de 2013. Os transformadores saíram de Guarulhos e seguiram para Araraquara por transporte rodoviário. Foram utilizadas para o transporte um conjunto de linhas de eixo interligadas por vigas articuladas. Todo o conjunto para cada transformador chegou a pesar 600 toneladas. O último levou 28 dias de Guarulhos até a Sub-Estação de Araraquara.
Fundada em 1988, a Locar atua no segmento de transportes especiais e içamentos de cargas e pessoas, sendo considerada a maior empresa da América Latina em içamentos por meio de guindastes. Nos últimos quatro anos, criou a Divisão Marítima, com investimentos pesados, e hoje conta com 25 embarcações, entre rebocadores oceânicos e balsas, incluindo a única balsa lançadora de dutos do País. Recentemente também abriu uma divisão de andaimes com atuação em todo Brasil.
Entre os clientes da Locar estão petroquímicas, mineradoras, hidrelétricas, metalúrgicas, construtoras montadoras e outros. Ao todo, a Locar tem mais de 2.000 colaboradores, espalhados pelas diversas filiais do país, e em 2012, projeta um faturamento acima de R$ 500 milhões.
Novo diretor de transportes
A Locar tem novo diretor de transportes: Júlio Cezar Teixeira Pereira. Ele é engenheiro civil, com especialização em estradas e começou a carreira no antigo Departamento Nacional de Estradas de Rodagem (DNER), passou pelo Consórcio Itaipu e depois ingressou na área de transportes especiais. Atuou por 18 anos como diretor da Tomé, depois esteve por um ano e meia na Transdata, antes de assumir a diretoria de Transportes da Locar.