O petróleo e o gás natural são duas fontes de energia bastante importantes no mundo contemporâneo, além de serem usados como matéria prima em diversos setores industriais. Dessa forma, esses insumos representam uma necessidade para a economia global.
Para extração desses recursos são construídas plataformas que podem onshore ou offshore, em que a modalidade onshore é aquela em a exploração é feita em solo terrestre e a modalidade offshore é aquela em que a exploração é feita em ambiente marinho.
As plataformas desenvolvidas para exploração de petróleo e gás natural são estruturas complexas e muito bem elaboradas, de nível gigantesco, capazes de abrigarem milhares de profissionais que se dedicarão a obtenção desses recursos minerais de alto valor econômico e de grande importância para o acontecimento de diversas atividades.
A P-76, em Pontal do Paraná, foi um projeto de grande magnitude e, em palavras do diretor comercial da empresa responsável por sua execução (Luis Guilherme de Sá da Techint E&C) referência em prazos de entrega durante sua construção. Com capacidade para produzir até 150 mil barris de petróleo e 7 milhões de metros cúbicos de gás natural por dia, a P-76 tem um índice de até 70% de produtos brasileiros envolvidos em sua construção, demonstrando a força crescente da engenharia brasileira no mercado naval.