No final de 2009, a Terex Roadbuilding Latin America apresentou ao mercado a Usina de Asfalto Magnum 120. O equipamento, que combina robustez, facilidade de operação e alta capacidade de produção, integra a Série Magnum de usinas de asfalto Terex, líder em vendas na América Latina, e oferece outras vantagens na preparação de misturas asfálticas.
De acordo com a empresa, cada componente da Magnum 120 foi minuciosamente pensado e projetado para incrementar o índice de produtividade, oferecer menor consumo de material de desgaste, além de mais praticidade e eficiência em toda a usina e, principalmente, qualidade em seu produto final.
"A Magnum 120 é um complemento para o nosso portfólio de produtos, ampliando as opções de escolha de nossos clientes. Ela atende a clientes com necessidades muito específicas, mas que querem contar com todos os benefícios de uma Usina Terex", explica Gilvan Medeiros Pereira, Diretor de Marketing, Vendas e Pós-Vendas da Terex.
Entre estes benefícios estão o eficiente sistema de secagem contrafluxo, a economia e a qualidade de mistura, graças ao misturador externo rotativo, com duas zonas de mistura, e a opção de utilizar o WMA Foam da Terex (Warm Mix Asphalt), que permite trabalhar com o asfalto morno, oferecendo alternativa de pavimentação de excelente qualidade (a mistura morna espumada potencializa a durabilidade do pavimento e diminui o envelhecimento do ligante asfáltico por oxidação), mais econômica (economia de até 30% no consumo de combustível e energia) e, ecológica (minimiza a emissão de gases nocivos ao meio ambiente durante a aplicação).
Outra característica da Magnum 120 é o sistema de reciclagem, semelhante a todas as usinas de asfalto Série Magnum da Terex. Esse equipamento exclusivo permite o reaproveitamento dos materiais resultantes da fresagem, reduzindo custos e ajudando o meio ambiente. Para o cliente que trabalha com obras de reabilitação/recuperação de rodovias, esta tecnologia é extremamente válida devido à excelente relação custo x benefício que proporciona. "Todas as nossas usinas saem de fábrica com este sistema. Ele permite o reaproveitamento dos materiais ricos em agregados que estão dentro do reciclado e que, de outra forma, seriam desperdiçados. Não se perde praticamente nada", explica Ronaldo Oliveira, engenheiro que participou do desenvolvimento desta nova usina.
FLEXIBILIDADE
Com capacidade de produção de até 120 t/h, a Magnum 120 pode operar ainda como usina de solos, devido ao exclusivo sistema de reversão da correia transportadora, o que proporciona ao cliente a possibilidade de realizar todas as etapas da colocação do pavimento, desde a base até a capa. Além disto, a área mais ampla de secagem e mistura e a operação totalmente automatizada garantem a produção de massa asfáltica de altíssima qualidade "Este é um equipamento 100% eficiente, tanto na fabricação da massa quanto na facilidade de carregamento dos dosadores, onde a abertura possibilita o uso de pás carregadeiras maiores", garante Ronaldo. Outras vantagens apontadas pelo engenheiro da Terex são a economia de combustível devido a um melhor aproveitamento dos gases e área de secagem, a boa área de filtragem, que propicia vida mais longa de componentes do filtro, e o sistema simplificado de injeção de asfalto e combustível, que elimina a perda de carga.
RESULTADOS EM CAMPO
Apesar do pouco tempo no mercado, dez unidades da Magnum 120 já foram vendidas no Brasil e na América Latina. Quatro já estão em operação e seis estão em diferentes estágios de entrega.
A primeira compra foi feita pela Insttale, do Ceará, que garante sua satisfação com a máquina: "Ela nossurpreendeu positivamente", afirma Hamilton Reis, diretor-geral da empresa. Para a Insttale, que loca os equipamentos, pontos importantes a serem observados são a facilidade de operação e o custo de manutenção. "A Magnum 120 é mais fácil de manejar do que as outras com software completo. O software simplificado, mais objetivo, faz o que precisa ser feito. "Além disto, só temos a elogiar a portabilidade, pois tem um único chassi, e o baixo custo de manutenção", afirma Hamilton.
O gerente de Vendas da Britamaq, dealer Terex Roadbuilding Latin America para estados de Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Alagoas, Francisco Rosemberg Fonseca, destaca o posicionamento dos silos e o sistema de reversão da correia transportadora como diferenciais da máquina. "Um excelente equipamento com toda certeza, possui a inovação de reversão na correia de agregados, os silos foram dimensionados e posicionados de forma a facilitar a operação, os 360 filtros de mangas estão perfeitamente dimensionados, fácil operação e alcança as 120 Ton/h muito fácil", comenta Rosemberg.
A Britamaq está acompanhando as obras de dois clientes do estado do Rio Grande do Norte, a Potipedras e a Mesquita Andrade Construções Ltda (MAC) que já adquiriram a nova usina e estão se beneficiando de todas as qualidades e diferenciais que a Magnum 120 oferece. Segundo Rosemberg, ambos os cliente estão bastante satisfeitos. A Magnum 120 da Potipedras está operando dentro do Aeroporto de São Gonçalo do Amarante, RN fornecendo CBUQ para a obra realizada pela Infraero em conjunto com o Exercito Brasileiro – 1°BEC (Batalhão de Engenharia de Combate). Já a Magnum 120 da MAC está fornecendo CBUQ para as obras PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) e do DNIT – RN.
Fonte: Estadão