A usina termelétrica Pecém II, com capacidade instalada de 365 MW, recebeu autorização da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para iniciar operação comercial. Um empreendimento total da Eneva, Pecém II está instalada em São Gonçalo do Amarante e faz parte do Complexo Industrial e Portuário do Pecém, no qual a empresa detém também participação de 50% na usina termelétrica Pecém I, com capacidade instalada total de 720 MW.
Com a aprovação da Declaração de Operação Comercial, o empreendimento passa assim a ser remunerado segundo os termos do Contrato de Comercialização de Energia no Ambiente Regulado (CCEAR) assegurado no leilão de energia A-5 de 2008.
Pecém II se sincronizou com o Sistema Interligado Nacional (SIN) em 2 de junho de 2013 e concluiu todos os testes elétricos requeridos pelo ONS em 29 de junho. Desde então, o Empreendimento estava em stand-by, aguardando a conclusão da construção da nova subestação Pecém II, sob responsabilidade da Chesf/TDG. Em agosto, a Aneel determinou a postergação do início do CCEAR de Pecém II de 1º de julho de 2013 até o início de operação comercial da subestação. Em 15 de outubro, com a conclusão da subestação, Pecém II se sincronizou novamente com o SIN.
Fonte: Redação OE