Já foram iniciadas as operações da nova fábrica de acessórios da V & M do Brasil, instalada na base de serviços em Rio das Ostras (RJ). Com um investimento de R$ 22 milhões, a planta passa agora a produzir também acessórios Premium para poços petrolíferos. Em uma área de 2 mil m2 e com 40 novos empregados, o objetivo da nova fábrica é alcançar a excelência no atendimento a seus clientes, fornecendo pacote completo, com tubos de aço sem costura, acessórios e gerenciamento de poços.
“No setor de óleo e gás, boa parte dos acessórios é importada e feita a partir de tubos de aço. Como este é o negócio da V & M do Brasil, vamos agora agregar valor e ampliar a gama dos produtos locais, por meio da tecnologia da Tube Alloy, uma das subsidiárias do Grupo Vallourec. Os acessórios permitem, por exemplo, fazer a ligação entre tubos de dez e oito polegadas”, explica Alexandre Lyra, diretor-geral da empresa. Segundo ele, a escolha pela construção da fábrica em Rio das Ostras deve-se à proximidade da cidade com Macaé, conhecida como ‘A Capital do Petróleo Brasileiro’. “Grande parte de nossos clientes do setor de óleo e gás atuam na região, na Bacia de Campos, como a Petrobrás, a Shell e a OGX. Por isso, consideramos a localização da fábrica estratégica para a Empresa”, informa.
Na unidade fluminense, são executadas atividades de inspeção, fabricação e reparo de tubos e acessórios para a exploração de petróleo. Lá, serão fabricados e reparados os diversos tipos de produtos Premium VAM. Estas conexões especiais permitem que tubos e acessórios sejam acoplados uns aos outros por um sistema integrado de roscas, selos e ombros de torque, que garantem melhor desempenho durante a aplicação. Os equipamentos instalados em Rio das Ostras têm a capacidade de executar a usinagem externa e interna nos tubos e acessórios, permitindo mais flexibilidade para o atendimento às mais complexas necessidades dos clientes. Outros equipamentos, como o teste hidrostático, a serra para corte de segmentos de tubos, a calibradora de pontas e a máquina de aperto computadorizada, integram o conjunto de produtos da planta.
A inauguração foi realizada ontem (5/7) e contou com a presença do CEO do Grupo Vallourec, Philippe Crouzet, do diretor-geral da V & M do BRASIL, Alexandre Lyra, do superintendente de Tubos Petrolíferos João Perez e do prefeito de Rio das Ostras, Carlos Augusto Carvalho Balthazar.
Fonte: Padrão