As vendas de materiais de construção em janeiro recuaram 7,7% sobre dezembro. Na comparação com janeiro de 2013, ficaram estáveis. Esse é o resultado de estudo mensal realizado pelo Instituto de Pesquisas da Universidade Anamaco junto a 530 lojas de material de construção em cinco regiões do Brasil.
Segundo a pesquisa, a lojas pequenas e médias foram as que mais sentiram o impacto. Já as grandes tiveram um incremento de 8% nas vendas em relação a dezembro. Na comparação com janeiro do ano passado, o desempenho foi 2% a mais.
A maioria dossegmentosapresentou queda, exceto aço e cimento, que se mantiveram estáveis. A retração foi maior ainda para os setores de tintas e iluminação, que tiveram índice caíram 41% e 23%, respectivamente.
No levantamento por região, o Centro-Oeste foi teve o melhor desempenho (32% das lojas tiveram aumento nas vendas), seguida do Sudeste (26%), Sul (24%), Norte (21%) e Nordeste (11%).
A Anamaco prevê crescimento de 7,2% para 2014. Segundo a entidade, se concretizado, será um recorde. No ano passado, o setor registrou 4,4% de crescimento, com faturamento recorde de R$ 57,42 bilhões.
Fonte: Redação OE