A Fanavid, que atua no mercado vidreiro do Brasil, está presente no projeto de restauração da Catedral de Brasília. A obra, que foi projetada em 1958 pelo arquiteto Oscar Niemeyer, conta agora com vidros laminados de controle solar da Fanavid para garantir o ambiente agradável e seguro, no interior da catedral.
O vidro conta com uma avançada tecnologia, que garante controle na entrada de luz e calor, além de proteger contra quebras acidentais. Caracterizado pelas cores e reflexões bem definidas, o material facilita a iluminação natural, com baixa transmissão de calor.
Os vidros laminados de controle solar são compostos por duas chapas de vidro, sendo uma de controle solar e outra de vidro comum, intercaladas com uma película plástica de grande resistência, o PVB (polivinil butiral), que pode ser incolor ou colorida. Conta com espessuras que variam de 6 mm a 53 mm, disponíveis nas cores prata, bronze, cinza, azul e verde.
O vidro bloqueia 99,6% dos raios ultravioleta, minimizando o desbotamento de tecidos no interior dos imóveis, sem interferir na fotossíntese de plantas.
Fonte: Estadão