O projeto do VLT de Salvador, que substituirá os atuais trens de subúrbio, avança com a apresentação de uma proposta de financiamento do grupo britânico Indico. O valor oferecido é de 466 milhões de euros, equivalente a cerca de R$ 1,5 bilhão, o custo estimado para o projeto.
A proposta do grupo britânico, com juros de 3%, carência de 3 anos e prazo de pagamento de 15 anos, foi considerada competitiva pelo governo da Bahia, superando as taxas do BNDES. Além da Indico, uma instituição multilateral e a Agência Francesa de Desenvolvimento também demonstraram interesse no projeto.
Detalhes do Projeto e Cronograma
O VLT de Salvador terá 19 km de extensão e contará com 21 paradas, conectando os bairros de Comércio e Paripe. O projeto será executado por meio de uma concessão de 30 anos.
O edital de licitação para a obra está previsto para ser lançado em março, com a conclusão do processo no primeiro semestre. Quando o projeto foi apresentado na Bovespa, 10 grupos empresariais manifestaram interesse em participar da licitação, demonstrando a atratividade do empreendimento para o setor privado.
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