62_0417_enel_atl_procurement_egp_1920x108_02
  • Assine a revista
  • Anuncie em nossos canais
  • Acervo de revistas
  • Edições 2022
  • Edições 2021
  • Contato
  • Login para assinantes
Revista O Empreiteiro
MTEXPO BANNER-CABEÇALHO-RANKING BANNER Allonda_951x130_Revista O Empreiteiro NOV BANNER DIGITAL FOX Revista O Empreiteiro CONEXPO 1
  • Evento Inovainfra
  • Ranking da Engenharia 2022
  • Youtube
  • Podcast
No Result
View All Result
  • Evento Inovainfra
  • Ranking da Engenharia 2022
  • Youtube
  • Podcast
No Result
View All Result
Revista O Empreiteiro
No Result
View All Result
  • Assine a revista
  • Edições
  • 3º Prêmio Inovainfra
  • Podcast
  • Ranking da Engenharia
  • Anuncie em nossos canais
  • Login para assinantes
Home Infraestrutura

Volume de cargas movimentadas pela Ferrovia Centro-Atlântica no Corredor Minas-Bahia cresce 32% no primeiro semestre de 2021

16 de novembro de 2021
in Infraestrutura
0
Volume de cargas movimentadas pela Ferrovia Centro-Atlântica no Corredor Minas-Bahia cresce 32% no primeiro semestre de 2021
Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no Linkedin
CONEXPO 1 BANNER BANNER-CABEÇALHO-RANKING Allonda_951x130_Revista O Empreiteiro NOV MTEXPO Revista O Empreiteiro BANNER DIGITAL FOX

A VLI – companhia de soluções logísticas que opera terminais, ferrovias e portos –, administradora da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), reforça o seu compromisso em atender os setores produtivos nacionais cada vez com mais eficiência. De janeiro a junho de 2021, a empresa movimentou pelo Corredor Minas-Bahia, ramal integrante da FCA, cerca de 4 milhões de toneladas, volume 32% maior que o registrado no mesmo período do ano passado. Nos últimos dois anos, o número de clientes atendidos pela VLI via Corredor Minas-Bahia também teve alta de 25%.

voith 2 capaOE 586_WEB_page-0001 MIP_BANNER_EMPREITEIRO voith

O Corredor Minas-Bahia da FCA atua como um importante ramal logístico para os setores produtivos em razão de uma característica singular: a vocação para o transporte de cargas gerais. O ramal conta com movimentações regulares de derivados de petróleo, cal, químicos, minério de ferro, minério de cromo, minério de magnesita (com destino ao Porto de Aratu e Minas Gerais), cimento (com destino ao Porto de Aratu) e contêineres. Apenas na Bahia, os municípios de Alagoinhas, Castro Alves, Iaçu, Licínio de Almeida, Camaçari, Brumado, Campo Formoso, Candeias, Pojuca e Itiúba integram o mapa ferroviário regional e atuam como pontos de carga e descarga de produtos.

A renovação antecipada da concessão da Ferrovia Centro-Atlântica abrirá ainda novas portas para um próximo ciclo de desenvolvimento. Avaliações iniciais do processo indicam uma oportunidade de investimento de R$ 13,8 bilhões na malha atual, a serem direcionados para melhorias na estrutura e ativos – o que inclui também a malha da FCA na Bahia.

Em paralelo, outros investimentos têm sido realizados e destinados a projetos específicos no Estado. Desde o primeiro semestre deste ano, em parceria com a Bamin, estão sendo aplicados mais R$ 35,8 milhões no corredor, utilizados em material rodante, na reativação do terminal ferroviário em Licínio de Almeida e na construção de um terminal de transbordo ferroviário/rodoviário em Castro Alves. 

Outro exemplo de eficiência, por intermédio da integração de modais no corredor, é o atendimento da Braskem, uma solução inovadora idealizada em parceria com a Tora. Desde o início deste ano, a nova operação combina o uso de caminhões e trens para oferecer uma alternativa mais eficiente e sustentável ao mercado. O trajeto contempla aproximadamente 1.650 quilômetros ferroviários entre os polos industrializados de Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (MG), e Camaçari (BA). A complementação do deslocamento, executada pela Tora, via modal rodoviário, possibilita a interligação entre os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Bahia.

Sobre a VLI

A VLI tem o compromisso de apoiar a transformação da logística no país, por meio da integração de serviços em portos, ferrovias e terminais. A empresa engloba as ferrovias Norte Sul (FNS) e Centro-Atlântica (FCA), além de terminais intermodais, que unem o carregamento e o descarregamento de produtos ao transporte ferroviário, e terminais portuários situados em eixos estratégicos da costa brasileira, tais como em Santos (SP), São Luís (MA) e Vitória (ES). Escolhida como uma das 150 melhores empresas para trabalhar pela revista Você S/A, a VLI transporta as riquezas do Brasil por rotas que passam pelas regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste.

MTEXPO BANNER BANNER DIGITAL FOX BANNER-CABEÇALHO-RANKING Allonda_951x130_Revista O Empreiteiro NOV Revista O Empreiteiro CONEXPO 1

Leia também

Ardagh anuncia duas fábricas em MG: a quarta em latas de alumínio e sua primeira de vidro no país
Destaques

Ardagh anuncia duas fábricas em MG: a quarta em latas de alumínio e sua primeira de vidro no país

24 de maio de 2022
Ampliação da planta de Eteno Verde pode ser concluída em dezembro
Destaques

Ampliação da planta de Eteno Verde pode ser concluída em dezembro

20 de maio de 2022
Copel e Engie se unem para disputar leilão de LTs em junho
Destaques

Copel e Engie se unem para disputar leilão de LTs em junho

20 de maio de 2022
Preço do cimento  e concreto aumenta em São Paulo
Destaques

Preço do cimento e concreto aumenta em São Paulo

19 de maio de 2022
Skyglass Canela: plataforma estaiada de vidro “pendurada” no ar
Destaques

Skyglass Canela: plataforma estaiada de vidro “pendurada” no ar

19 de maio de 2022
Neob – Inteligência Construtiva: Plataforma para monitoramento de água, gás e energia
INOVAINFRA 2022

Neob – Inteligência Construtiva: Plataforma para monitoramento de água, gás e energia

18 de maio de 2022
MIP_BANNER_EMPREITEIRO capaOE 586_WEB_page-0001 voith voith 2

Populares

  • Consórcio aguarda aprovação para iniciar ponte Salvador – Itaparica

    Consórcio aguarda aprovação para iniciar ponte Salvador – Itaparica

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • Lançado edital de PPP do Rodoanel de BH—com aporte de R$ 5 bi

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • NOVELIS INVESTIRÁ MAIS R$450 MILHÕES NA FÁBRICA DE PINDA

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • BR-101 e BR-386 terão postos de pesagem da CCR ViaSul

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • Vinci adquiriu terminal Porto Pontal, PR, onde investirá R$ 3 bi

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • VLI oferece seis vagas exclusivas para mulheres em Paulínia (SP)

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • NOVO BUGGY DE FIBRA TERÁ FÁBRICA NO SERTÃO

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • PL que prorroga a contratação de térmicas a carvão é criticado por “subsídio”

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • MRV aposta em Lean Construction em busca de maior eficiência, qualidade e segurança aos operários

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • Progen S.A está com vagas abertas

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
Revista O Empreiteiro

A Revista O Empreiteiro pertence ao grupo editorial M3 que também publica a Revista Minérios.

Siga-nos

Conteúdos por categoria

  • Blog do Nildo
  • Boletim técnico de MND
  • Business
  • Colunas
  • Construção Imobiliária
  • Construção Industrial
  • Destaques
  • DESTAQUES I
  • Edições
  • Energia
  • Entrevista
  • Equipamentos e Materiais
  • Eventos
  • Exclusivo
  • Gestão
  • Gestão de obras
  • Infraestrutura
  • Inovainfra
  • INOVAINFRA 2022
  • Investimentos & Obras
  • Licitações
  • Linha do tempo da Engenharia
  • Mulheres no Canteiro de obras
  • Obras em andamento
  • Óleo e Gás
  • Palavra do Gerente de Obras
  • Palestras
  • Profissionais da Construção
  • Projetos
  • Ranking da Engenharia
  • Ranking da Engenharia Brasileira
  • Repensando a Engenharia
  • Rodovias
  • Saneamento
  • Sustentabilidade
  • Tecnologia
  • Vagas e concursos
  • Videos

Contate-nos

Comercial: [email protected]

Redação: [email protected]

Assinaturas: [email protected]

  • About
  • Advertise
  • Privacy & Policy
  • Contact

© 2022 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.

No Result
View All Result
  • Assine a revista
  • Edições
    • Acervo de revistas
  • 3º Prêmio Inovainfra
  • Podcast
  • Ranking da Engenharia
  • Anuncie em nossos canais
  • Login para assinantes

© 2022 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
ON_Banner_300x300-corrigido CONEXPO
BANNER METALICO RANKING DA ENGENHARIA

Add New Playlist

This website uses cookies. By continuing to use this website you are giving consent to cookies being used. Visit our Privacy and Cookie Policy.

Entre em contato pelo nosso Whatsapp!