O grupo espanhol planeja investir R$ 12 bilhões na aquisição de usinas solares e eólicas no Brasil até 2025 e alcançar 2 gigawatts (GW) em capacidade de geração no País. Segundo a notícia divulgada nesta quinta, dia 11, no jornal O Estado de S.
Paulo, a companhia enxerga a aquisição de ativos operacionais ou pré-operacionais como parte da sua estratégia para crescer no País.
Atualmente, a empresa já possui dois parques eólicos na Bahia, que foram comprados no ano passado e totalizam 850 megawatts (MW) em geração. Sobre o projeto de aquisição de mais usinas, de acordo com a notícia, a empresa estuda a construção de uma usina solar contígua aos empreendimentos eólicos que já possui, agregando 200 megawatts (MW) de capacidade ao empreendimento.
Outro passo que a empresa pretende dar entre o fim deste ano e o início de 2023 é a constituição de uma comercializadora para vender a produção das usinas no mercado livre de energia.
Durante a divulgação de resultados corporativos do segundo trimestre, a controladora da Acciona na Espanha, disse que a aquisição de ativos na Bahia serviu para entender melhor a dinâmica do mercado brasileiro. A empresa afirmou também que as operações no País se mostraram particularmente fortes, contribuindo para o crescimento das receitas do grupo.
No Brasil, a Acciona atua também no segmento de infraestrutura, e tem demonstrado interesse em participar nos leilões de saneamento e concessões de rodovias, além de outros projetos.
Além disso, a empresa é controladora da concessionaria Linha Uni responsável pela construção e operação da Linha 6 do metrô de São Paulo.