A Alstom fechou um contrato com a Odebrecht Energia, no valor aproximado de €130 milhões, para o fornecimento de equipamentos para quatro parques eólicos no Sul do Brasil. O contrato foi assinado dentro do contexto do leilão de energia de reserva A-3. Os parques eólicos Corredor do Senandes II, III e IV, e Vento Aragano I, localizados no Estado do Rio Grande do Sul, atingirão uma capacidade total de 108 MW.
A Alstom vai fornecer, instalar e comissionar 40 aerogeradores do modelo ECO 122, que é totalmente apropriado para as condições de vento da região. Lançado em 2011 pela empresa, esse aerogerador de 2.7 MW tem o maior diâmetro de rotor dos diversos modelos de aerogeradores da plataforma ECO 100. Além dos aerogeradores, a Alstom será responsável pelo fornecimento e montagem dos sistemas elétricos e subestações de todo o complexo.
Os aerogeradores serão montados na nova fábrica da Alstom no Estado da Bahia, inaugurada em Novembro de 2011, que foi projetada para produzir os modelos mais modernos da nova linha. Os parques eólicos têm operação comercial programada para o final de 2013.
Todos os aerogeradores da linha Alstom têm concepção técnica denominada Alstom Pure Torquer, um exclusivo projeto mecânico que protege o multiplicador e demais componentes ativos de receber esforços excepcionais oriundos da estrutura do aerogerador.
Presente no Brasil há mais de 55 anos, a Alstom já instalou quase 40% dos equipamentos do mercado de geração de energia elétrica do País. Desde 2010, a Alstom foi escolhida para fornecer em torno de 400 MW em três projetos eólicos.
Alfonso Faubel, Vice-Presidente Senior do business Wind da Alstom Power afirmou: “Nos selecionando como parceiro para este contrato eólico, a Odebrecht deu uma forte indicação de sua confiança e segurança nos produtos da Alstom. O contrato também confirma a expansão da Alstom no mercado eólico do Brasil.”
Fonte: Padrão