Com um investimento de R$ 50 milhões, a Ambar — maior construtech da América Latina — acaba de anunciar a aquisição de três startups que reforçam sua atuação na digitalização e industrialização do setor de construção civil. As empresas Polar, Conaz e Controller agora fazem parte da operação e os fundadores passam a integrar a equipe como sócios-executivos.
O movimento consolida a estratégia da Ambar em atuar de ponta a ponta na jornada de construção, especialmente no segmento de habitação popular, como o programa Minha Casa, Minha Vida.
Estratégia de expansão e inovação
Segundo o CEO e fundador da Ambar, Bruno Balbinot, o objetivo é ampliar o portfólio e oferecer mais eficiência às construtoras.
“Estamos no segundo ciclo de transformação da indústria. Primeiro, industrializamos as obras; agora, digitalizamos toda a cadeia de valor”, afirma Balbinot.
As três empresas adquiridas operam com foco em produtividade, automação e dados aplicados ao canteiro de obras.
Conheça as startups adquiridas
Polar – Joinville (SC)
Criada em 1989, desenvolve componentes de alta tecnologia que aumentam a produtividade de mais de 600 construtoras. A aquisição fortalece a área de inovação da Ambar com processos construtivos otimizados.
Conaz – Florianópolis (SC)
Plataforma marketplace que conecta construtoras a fornecedores de insumos, utilizando big data e machine learning. A operação ganhará braço comercial em São Paulo para escalar a atuação no Sudeste.
Controller – Minas Gerais
Startup criada em 2018 com foco em controle e gestão da produtividade no canteiro de obras, via aplicativo. A solução facilita decisões estratégicas por meio de dados centralizados.
Impacto e escala das soluções Ambar
Com foco na habitação de baixa e média renda, a Ambar já aplicou suas soluções em mais de 300 mil moradias no Brasil, gerando economia de até 15% no custo da obra.
“Queremos entregar uma experiência incrível para quem incorpora e constrói”, reforça Balbinot.
Sobre a Ambar
Fundada em 2013, a Ambar aplica tecnologia para reduzir o déficit habitacional, promovendo construções mais eficientes, escaláveis e sustentáveis. Com três centros de tecnologia, três Customer Centers e 24 patentes registradas, a empresa é referência em inovação no setor.