A Bosch, empresa global atuante no fornecimento de tecnologias e serviços, prevê crescimento moderado da economia para 2013 e, com isso, estima que suas vendas na América Latina cresçam cerca de 3% no período. Em 2012, o faturamento do Grupo Bosch na América Latina teve queda de 6,7%, registrando R$ 5 bilhões, incluindo as exportações e vendas das empresas coligadas.
As operações do Grupo no Brasil foram responsáveis por 82% desse volume de vendas atingindo R$ 4,1 bilhões, sendo 23% gerados a partir das exportações.
Os mercados da América Latina, Estados Unidos e Europa continuaram a ser um dos principais destinos dos produtos e serviços da Bosch na região.
Na América Latina, o Grupo Bosch emprega cerca de 10.
700 profissionais, sendo 9.700 deles no Brasil. Além do Brasil, a empresa está presente com unidades próprias na Argentina, Chile, Colômbia, Panamá (centro de competência para a América Central e Caribe), Peru e Venezuela, além de contar com representações comerciais em outros países da América Latina como a Bolívia e Costa Rica.
Nos últimos sete anos, o Grupo Bosch investiu mais de R$ 550 milhões em ativos fixos em suas operações na América Latina.
Para 2013, a empresa planeja investir na região cerca de R$ 35 milhões na instalação de novas linhas de produtos com foco na expansão da capacidade produtiva atual, que também inclui a nacionalização de alguns produtos.
Entre os investimentos programados para 2013, está o início da produção do Unit Injector para sistemas diesel, planejado para 2014. Os preparativos para a chegada dessa nova linha de produção começam ainda este ano na unidade da Bosch em Curitiba (PR). “Com a fabricação local deste produto, atenderemos a demanda de nossos clientes na região que utilizam o sistema em seus motores para estarem em conformidade com a atual legislação de emissões Euro V”, afirma Besaliel Botelho, presidente da Robert Bosch América Latina.
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Outro exemplo de investimento é a produção da nova galeria plástica de combustível, menor e mais leve, que compõe o sistema Flex Start, que dispensa a necessidade do reservatório extra de gasolina em veículos flex fuel.
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