Marca já fabrica em Campo Largo (PR) nova retroescavadeira
A Caterpillar lançou duas novas retroescavadeiras no País. Máquina de conhecida versatilidade, ela vai atender o mercado em busca de equipamentos com maior funcionalidade em tempo de restrição econômica.
A marca também vê oportunidade de exportação da nova série. “O câmbio ajuda nas exportações, diminuindo o impacto com as baixas vendas domésticas”, destaca Odair Renosto, presidente da Caterpillar Brasil. Ressalta-se que a Caterpillar no País já é importante exportadora de equipamentos, principalmente para o mercado da América Latina.
O executivo explica ainda que a retroescavadeira é muito usada em obras de manutenção e, como novos projetos de construção estão em ritmo lento, a máquina torna-se uma opção mais viável.
Odair aproveitou para informar que além de estimular a exportação, a Caterpillar tem buscado novos segmentos no Brasil. O executivo vê oportunidades em concessões rodoviárias e ferroviárias e prevê crescimento a partir de 2017.
As novas máquinas
Produzidas na fábrica de Campo Largo (PR), que completa cinco anos de operação, as retroescavadeiras modelos 416F2 e 420F2 sofreram melhorias em componentes mais exigidos na operação. Somente uma fábrica da Caterpillar, localizada em Leicester, na Inglaterra, produz semelhantes retroescavadeiras recém-lançadas no Brasil. Segundo a marca, o investimento no projeto da nova série foi de US$ 7 milhões.
Entre as novidades das novas retroescavadeiras produzidas no País estão mais conforto ao operador na cabine, e mais capacidade de levantamento e força de desagregação do material.
Na 420F2, a novidade é a transmissão automática de seis velocidades e o modo econômico que já vem instalado de fábrica.
De acordo com a empresa, o novo projeto do braço da série F2, mais robusto, aumenta a força de desagregação do material em 13%, a capacidade de levantamento em altura máxima em 10% e a altura máxima de despejo em 17 cm.
Os modelos da série F2 ainda possuem sistema hidráulico com sensor de carga que utiliza uma bomba de pistão de fluxo variável, proporcionando mais força nas operações de escavação e carregamento.
Os níveis de ruído dentro da cabine foram reduzidos e o novo sistema de ar condicionado agora conta com controle de recirculação de ar. As melhorias na visibilidade também incluem um novo limpador de para-brisa pantográfico que aumenta a área de alcance em mais de 40%.
Leia mais notícias sobre retroescavadeiras:
Randon e Wacker Neuson fazem acordo de cooperação em retroescavadeiras