O ciclo regional organizado pela revistaO Empreiteiroe pela Totvs, para debater questões nacionais que estão sendo suscitadas pelo crescimento do País e pelas possibilidades da Copa de 2014 do ponto de vista de legado para a sociedade, reuniudia 2 último, no JCPM Trade Center, no Recife, administradores públicos e privados e lideranças locais da engenharia e da construção.
Frederico Amâncio, vice-presidente do Complexo Industrial e Portuário Suape, falousobre o novo ciclo de prosperidade que o Complexo de Suape está representando para a economia de Pernambuco e do País; Amir Schvartz, secretário de Planejamento da Prefeitura do Recife e responsável pela Secretaria Extraordinária da Copa, mostrou as obra de infraestrutura em andamento para o êxito do evento; Alexandre Rands, presidente da Datamétrica Consultoria, disse, em sua intervenção, que os administradores públicos e a sociedade não podem se render a um otimismo retórico; e Bartolomeu Carvalho, gerente regional de manutenção do metrô do Recife, expôs as linhas gerais da ampliação do traçado da rede atual, sobretudo o ramal que, a partir de Camaragibe, deverá ser estendido até o novo estádio em construção no município de São Lourenço da Mata, a 22 km daquela capital.
O contraditório das discussões ficou por conta do engenheiro Gustavo Miranda, presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de Pernambuco (Sinduscon-PE) e do engenheiro Abel de Oliveira Filho, presidente regional doSindicato Nacional das Empresas de Arquitetura e Engenharia Consultiva (Sinaenco).
Gustavo Miranda reconheceu a boa atuação das grandes construtoras nos megaprojetos locais, mas chamou a atenção para o fato de que as empresas pequenas e médias se encontram alijadas desses empreendimentos, conquanto sejam importantes, eficientes e, a exemplo das grandes, úteis para o processo do crescimento do Estado e do País. Já Abel de Oliveira advertiu para a necessidade de planejamento cuidadoso e de estudos e projetos elaborados com critério e especificações corretas, a fim de que as obras resultem segundo as expectativas quanto a custo, funcionalidade e qualidade.
O ciclo regional de debate realizado no Recife abre campo para novos eventos desse tipo, num processo que se encaminha para os preparativos do 2º Fórum Nacional da Construção, previsto para 27 de setembro próximo, no Espaço Apas, no bairro paulistano da Lapa. O próximo ciclo regional ocorrerá no dia 25 de agostoem Salvador (BA), no Fiesta Bahia Hotel, em Pituba.
No evento do Recife estiveram o diretor editorial da RevistaO Empreiteiro,Joseph Young, o editor Nildo Carlos Oliveira e Marcos Vinicius de Brito e Castro, representante da Totvs.
Fonte: Estadão