Consórcio ITI 7 entregará 4ª etapa do Projeto Tietê em abril/2020

O Consórcio ITI-7, integrado pelas construtoras Telar, Trail, Augusto Velloso e Vad, iniciou as obras da 4ª etapa do Projeto Tietê em 2015 e tem previsão para conclusão este ano.

Abaixo consta o status de cada etapa desta obra que beneficiará 740.000 habitantes nos bairros da Bela Vista, Consolação, Vila Buarque, Santa Efigênia, República, Anhangabaú, Luz, Sé, Liberdade, Aclimação, Cambuci, Ipiranga e Sacomã.

Coletor Tronco Estádio de Baseball

Localização: Com início no cruzamento com o passeio da R. Padre Luís Alves de Siqueira, o coletor interliga com o trecho existente e segue pela Av. Dr. Abrahão Ribeiro até o Poço de Serviço 17 (PS-17) do ITI-7, localizado na alça de acesso da Ponte da Casa Verde, eliminando a E.E.E. – Barra Funda.

Breve descrição: Consiste em um túnel de 367,42 metros de comprimento e 1,2 metros de diâmetro, construído ao longo da Av. Dr. Abrahão Ribeiro para instalação de um Coletor Tronco de Esgotos, parte do projeto de despoluição do Rio Tietê. Como principal método executivo neste trecho temos a escavação mecanizada com tubos cravados.

Estágio Físico da Obra (%): 100% concluída.

Coletor Tronco Anhangabaú

Localização: As obras do CT Anhangabaú ocorreram no centro de São Paulo, iniciando na confluência da Av. Prestes Maia com a R. Carlos de Souza Nazaré e findando no encontro da Av. Senador Queirós com a R. da Cantareira, interligando ao ITA-1J.

Breve descrição: Consiste em um túnel de 653 metros de comprimento e 1,2 metros de diâmetro, construído no centro da cidade para instalação de um Coletor Tronco de Esgotos, parte do projeto de despoluição do Rio Tietê. Como principal método executivo neste trecho temos a escavação mecanizada com tubos cravados.

Estágio Físico da Obra (%): 100% concluída.

 

Interceptor ITA-1J

Localizado na margem esquerda do rio Tamanduateí, trecho à jusante, tem início junto à Av. do Estado, próximo ao entroncamento com a rua Dr. Itapura de Miranda, e segue até a atual Estação Elevatória de Esgoto (EEE) Tamanduateí, localizada na Av. do Estado junto à confluência com a rua. David Bigio, onde será interligado ao ITI-7, eliminando a E.E.E. – Dom Pedro.

Consiste em um túnel de aproximadamente 3 km de comprimento e 1,8 metros de diâmetro, construído na margem esquerda do rio Tamanduateí para instalação de um Interceptor de Esgotos, parte do projeto de despoluição do Rio Tietê. Como principal método executivo neste trecho temos a escavação mecanizada com tubos cravados.

Estágio Físico da Obra (%): 99% concluída. Faltam aproximadamente 30 metros com previsão de conclusão para Abril/2020.

Interceptor ITI-7 

Localização: O ITI-7 corre pela margem esquerda do rio Tietê, partindo da EEE Tamanduateí, recebendo a interligação do interceptor ITA-1J e CT-Estádio de Baseball e seguindo até a área da EEE Nova Piqueri, eliminando a EEE Tamanduateí.

Breve descrição: Consiste em um túnel de aproximadamente 7,5 km de comprimento e 3,4 metros de largura, construído na margem esquerda do rio Tietê para instalação de um Interceptor de Esgotos, parte do projeto de despoluição do Rio Tietê. Como principal método executivo neste trecho temos a escavação manual através da técnica conhecida como NATM.

Estágio Físico da Obra (%): 100% concluída.

Estação Elevatória de Esgotos Nova Piqueri 

Situado entre a Av. Embaixador Macedo Soares e a R. Professora Suraia Aidar Menon, na margem esquerda do rio Tietê.

Todo o esgoto, de aproximadamente 2,2 milhões de pessoas, que correrá pelos 15 km de tuneis executados pelo Consórcio ITI-07 descerá por gravidade até a Estação Elevatória de Esgotos Nova Piqueri. Uma estação moderna de operação automatizada onde os esgotos são passam por um triturador de resíduos e são bombeados para uma cota superior onde, ligado a rede existente, poderão seguir até a estação de tratamento em Barueri.

Estágio Físico da Obra (%): 99% concluída, com previsão de conclusão para Abril/2020.

Fonte: Consórcio ITI 7

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *