Consultoria em construção civil estabelece nova gestão na Conx

A Conx é uma construtora e incorporadora com mais de 24 anos de atuação.A empresa já viabilizou mais de 11 mil unidades construídas, 70 empreendimentos lançados e 1,4 milhão de m² construídos.

Para modernizar a gestão em um mercado cada vez mais competitivo, a Conx foi buscar uma empresa de consultoria que permitisse a adoção de métodos de trabalho mais eficientes, ágeis e seguros, especialmente na obtenção de informações essenciais para as tomadas de decisão.

“Nossa conduta era bem organizada, pois nos reuníamos para decidir uma melhoria a ser implementada em um departamento e, depois, conseguíamos concretizá-la na prática. Contudo, os processos eram muito engessados e, muitas vezes, determinadas áreas não compreendiam por completo o fluxo das informações. Em outros casos, limitavam-se a atender apenas as atividades que lhes cabiam. Mudanças geram insegurança”, relata Samanta Morais, responsável pelo departamento financeiro da Conx.

Um dos primeiros movimentos em direção a uma nova fórmula de organização foi com a utilização de um ERP para integrar todas as atividades da empresa. No entanto, a assertividade no uso da ferramenta foi possível a partir do momento em que a ConstruConsulting foi acionada.

A ConstruConsulting desenvolveu todo um mapeamento de processos, relatórios de adequação de atividades e implantação e treinamento das mudanças necessárias.

Os trabalhos foram iniciados por uma auditoria nos departamentos que fizeram um desenho dos processos e identificaram os controles e serviços fora do ERP, além da própria análise da utilização da ferramenta. Também foram feitas diferentes reuniões para a apresentação e alinhamento dos relatórios, definição das ações a serem tomadas, elaboração de cronogramas e execução de treinamentos.

Como resultado, os serviços prestados pela ConstruConsulting minimizaram a utilização de controles e atividades externas ao ERP, proporcionando ganho de tempo para elaboração e análise de outras ferramentas.

“Após a consultoria, conseguimos por meio do ERP obter informações em tempo real, agilizando a resolução de problemas, prevenindo situações e antecipando tomada de decisão por parte da engenharia. Além disso, a ferramenta é um banco de dados para consulta na elaboração de novos orçamentos, acompanhamento e controle de custos das obras”, reforça Samanta.

Fonte: Redação OE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *