Contrato de US$ 14 milhões visa reduzir em 11%, por ano

A Johnson Controls, líder global no fornecimento de soluções de eficiência energética e sustentabilidade para edifícios e instalações, acaba de assinar um contrato com o City Center Doha, o maior shopping do Qatar, no Oriente Médio, para realização de serviços de manutenção e operação do edifício. O contrato, avaliado em US$ 14 milhões e com prazo de dois anos, inclui ainda a gestão de todas as instalações do complexo, visando maior eficiência operacional e redução de custos.

O Doha City Center, de propriedade da Aamal Company Q.S.C., possui 300 mil metros quadrados de área distribuídas por cinco pavimentos. Abriga algumas das mais famosas marcas internacionais e regionais e é frequentado por cerca de 45 mil visitantes por dia, sendo que esse número atinge a casa dos 70 mil durante feriados.

"Como parte deste projeto de gestão total, iremos integrar informações de diferentes sistemas de gerenciamento e sistemas de câmeras", relata Anil Yamaner, gerente da divisão de Leed AP da Johnson Controls Qatar. "Nós vemos esse tipo de interatividade entre sistemas e padrões abertos como as chaves para o futuro da construção e da gestão eficiente", completa.

A Johnson Controls vai implantar medidas de otimização de desempenho para os sistemas já existentes de aquecimento, ventilação e ar condicionado. Como projetos adicionais, a empresa adotará estratégias como o uso eficiente de água e luz e a conservação de recursos. Deste modo, a Johnson Controls será capaz de reduzir em 11%, por ano, os custos de serviços públicos com o complexo. Essas economias serão usadas para pagar as melhorias obtidas por meio de um sistema financeiro que exclui o aporte inicial de recursos, ou seja, a própria economia gerada vai pagar a implantação do projeto.

Além de eficiência energética e medidas de conservação de recursos, a Johnson Controls será a responsável pela manutenção e pelos serviços de limpeza e segurança. A empresa também realizou auditorias gratuitas de segurança para o estacionamento do shopping center e instalou iluminação antirreflexo de LED e sinalização clara para aumentar a segurança dos visitantes.

Antes de atuar no City Center Doha, a Johnson Controls já tinha ampla experiência regional, pois realizou com sucesso a integração e instalação de inovadores sistemas de gestão de segurança no Burj Khalifa, o mais alto arranha-céu do mundo, localizado em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. Outros grandes projetos da empresa na região incluem a expansão da Sagrada Mesquita em Mecca; a Universidade Feminina Princess Noura bint Abdulraham University em Riyadh, o Bahrain Bay Project em Bahrain; o Pearl Development em Qatar; e a Kingdom Tower e a Jebel Al Qala, ambas na Arábia Saudita.

Fonte: Padrão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *