Crowdfunding pode viabilizar ação cultural

Em 2006, nos Estados Unidos, surgiu a expressão crowdfunding, uma plataforma de negócios voltada ao empreendedorismo e à aceleração de projetos baseada em modelos de negócios colaborativos, tanto para pessoas físicas quanto para jurídicas. Em 2008, por exemplo, este modelo de arrecadação foi usada na campanha eleitoral americana e foi decisivo para a eleição de Barack Obama, que recebeu doações de mais de 1 milhão de pessoas, projetando o crowdfunding em nível mundial.

Essa experiência, somada à internet como ferramenta de captação de recursos, que possibilitou o desenvolvimento das plataformas de relacionamento como Facebook e Twitter, além dos sistemas de micropagamento, favoreceu a reunião de pessoas e empresas interessadas em projetos sem limites geográficos, físicos ou idiomáticos. Ao final, os investidores também podem receber uma recompensa, dependendo do valor investido – o que no crowdfunding constitui prática usual.

A participação de empresas (pessoa jurídica) é fundamental para contribuir de forma decisiva para o sucesso da arrecadação, por exemplo, que visa construir o Teatro da Casa do Sol, onde morou a escritora Hilda Hilst, em Campinas. Tal projeto tem sido objeto de reportagens em blogs especializados e na imprensa – em veículos como Folha de S. Paulo, Correio Popular, UOL Notícias e TV Band, entre outros.

O objetivo do Instituto Hilda Hilst (IHH) é fundar um espaço cênico e artístico alternativo na área externa da Casa do Sol, conforme era o desejo da escritora. A Casa do Sol foi tombada pelo Patrimônio Histórico e Cultural de Campinas em 2011 e pretende resgatar a vocação do passado de ser um centro aglutinador de artistas e intelectuais. O teatro, com arquibancadas móveis e capacidade para 200 pessoas, será o primeiro passo dado pelo IHH no sentido de ampliar a visibilidade sobre a obra de Hilda Hilst, considerada pela crítica uma das autoras em língua portuguesa mais importantes do século XX.

Valores e contrapartidas

R$ 1.000,00

Contrapartida: Isenção fiscal + espaço para banner no site Teatro Hilda Hilst + nome como apoiador no site do Teatro + banner de apoiador na temporada de estreia (1 mês) + 4 ingressos para o espetáculo inaugural + 20% de desconto na compra de ingressos.

R$ 5.000,00

Contrapartida: Isenção fiscal + espaço para banner no site Teatro Hilda Hilst + nome como apoiador no site do Teatro + banner de apoiador na temporada de estreia (1 ano) + 10 ingressos para o espetáculo inaugural + 50% de desconto na compra de ingressos.

R$ 10.000,00

Contrapartida: Isenção fiscal + espaço para banner no site Teatro Hilda Hilst + nome como apoiador no site do Teatro + banner de apoiador na temporada de estreia (1 ano) + espetáculo teatral fechado para até 100 pessoas convidadas da empresa + Placa permanente de apoiador no mural do Instituto Hilda Hilst.

Para doar clique aqui: http://soulsocial.com.br/projectlist/teatro-do-instituto-hilda-hilst

Fonte: Padrão

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