Escoramento metálico acelera construção do Centro de Convivência UFAM, gera economia para a obra e mostra consciência ambiental
A obra do Centro de Convivência da Universidade Federal do Amazonas anda em ritmo avançado devido ao uso do escoramento metálico fornecido pela Oeste Formas. Próximo de terminar a segunda e última etapa da obra, a Construtora Ponctual Corporation, que locou da Oeste 2 mil m³ de torres metálicas para a construção, obtém diversas vantagens com a utilização do produto.
Segundo David Diniz, responsável pelas compras de material para construção da Ponctual Corporation, o sistema é a evolução do sistema convencional (escoras de madeira) e tem melhor relação custo benefício. Para ele, a escolha pela compra do produto foi acertada, pois são muitos os benefícios para a obra. Ele explica que o sistema chega ao canteiro pronto para ser montado, o que diminui o tempo de instalação e o desperdício de materiais. "As torres permitem uma montagem mais rápida e segura, aumentando assim a produtividade no escoramento da laje e reduzindo 40% da mão de obra. Essa praticidade garante o cumprimento do cronograma da obra e a torna ainda mais rápida, gerando assim, economia", afirma Diniz.
Sobre a sustentabilidade do escoramento metálico, o comprador da Ponctual Corporation, David Diniz, ressalta que a utilização do material minimiza o uso da madeira, agredindo menos o meio ambiente, uma vez que o produto tem grande durabilidade e pode ser totalmente reaproveitado em outras obras.
Para o engenheiro civil e gerente da filial da Oeste Formas em Manaus, Wilner Luiz Moreira da Silva, as torres metálicas da Oeste são ideais para obra do Centro de Convivência, uma vez que o pé direito da construção é alto, atingindo 4m. "Apesar de possuir uma enorme capacidade de carga, o equipamento tem um peso leve e um método único de encaixe que proporciona uma montagem e desmontagem simples e rápida, encaixando-se perfeitamente a qualquer projeto e evitando erros", explica o engenheiro.
Sobre escoramento metálico
É composto por escoras e torres metálicas totalmente de encaixe, e todos os seus respectivos acessórios, proporcionando velocidade e simplicidade às obras. Fabricados em tubos de aço de alta resistência (ST 44,3 DIN 17100 – resistência à ruptura superior a 45kg/m²), são leves e fáceis de montar. Adaptam-se sem limitações a qualquer tipo de terreno, possibilitando um nivelamento perfeito e extremamente rápido através do ajuste fino de rosca.
A empresa
A Oeste Formas desenvolve sistemas de formas e escoramentos para construção civil há mais de 30 anos e está presente em sete Estados (Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, Ceará, Maranhão, Rondônia, Amazonas), além do Distrito Federal. A empresa também é referência em formas de alumínio para construção de casas populares.
Fonte: Estadão