Estrutura metálica “radical” de 283 m de altura é montada em apenas 10 meses

Como previsto, a construtora Erection Co. concluiu a montagem da estrutura metálica central  do edificio Rainier Square Tower,  de 283 m de altura, em Seattle, EUA, em apenas 10 meses. A montagem da estrutura de aço, apelidado de “speed core” por causa do conceito estrutural inovador, começou em outubro passado no subsolo.

O núcleo consiste de um sistema modular tipo sanduíche com paredes de chapas de aço ligadas em cruz, preenchido de concreto. Os módulos foram pré-fabricados fora em usina.  O sistema não requer uso de vergalhões nem fôrmas. A construtora instalou o módulo central final no topo em 9 de agosto .

O objetivo principal desse conceito estrutural é permitir a construção de torres de escritórios em prazo menor, com mais qualidade e segurança, sem comparado a um núcleo vertical de concreto combinado com estrutura  periférica de aço. Ron Klemencic, presidente e CEO da empresa projetista  estrutural que desenvolveu esse conceito, Magnusson Klemencic Associates, informa que a MKA tem outros cinco prédios de “speed core” em fase de projeto. (fim)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *