A ampliação da fábrica de cimento da Holcim, a cargo da Mendes Júnior, no município mineiro de Barroso, acaba de chegar ao pico dos trabalhos, com a implantação de um preheater de 130 m de altura, a instalação das bases do moinho de cimento e o avanço de outras estruturas. A construtora começou as obras em maio de 2012 e a produção do primeiro cimento está prevista para dezembro de 2014 e, o primeiro clínquer, para abril de 2015.
É no preheater (pré-aquecedor) que a matéria-prima do cimento (calcário e argila) é pré-aquecida para se transformar em uma espécie de farinha, pronta para ir ao forno e se transformar em clínquer, o principal componente do cimento do tipo Portland.
Na construção do preheater, 800 pessoas trabalharam em três turnos, utilizando o sistema de formas deslizantes. Todos os trabalhos progrediram dentro do cronograma e sem acidentes. Após a montagem mecânica, a torre chegará aos seus 130 m finais, “um feito extraordinário”, conta Eustáquio de Oliveira, gerente do projeto pela Mendes Júnior. “Simultaneamente ao preheaterestá sendo feita a concretagem da base e início da montagem mecânica do moinho de cimento de 6 rolos, que processa 450 t/h eserá o maior do mundo”, afirma Pedro Lluch, gerente do Projeto de Expansão da Holcim.
A correia transportadora, apontada como a primeira do Brasil a utilizar a tecnologia flying belt (correia suspensa a grande altura)também está em fase avançada, com a conclusão das 18 bases de fundação. A próxima etapa é a concretagem dos pilares e a sustentação dos equipamentos.
Os novos silos que estão sendo erguidos também utilizam o processo de formas deslizantes. São dois silos de cimento, usados para armazenar o produto final, sendo um de 62,2 m de altura e capacidade de 10 mil t e o outro com 65,6 m de altura e capacidade de 21 mil t. O silo de clínquer atingirá 38,8 ms de altura e comportará 35 mil t. O novo silo de cru, que armazena a matéria-prima a ser aquecida no preheater, terá 72,5 m de altura para guardar até 10 mil t.
Para completar o complexo industrial, a Mendes Júnior executa as escavações, fundações e preparação das bases para um novo forno, um resfriador e os britadores primário e secundário.
A ampliação da fábrica representa investimento de R$ 1,4 bilhão – o maior da empresa suíça fora de seu país de origem, segundo ela informa.No pico da obra, cerca de 3.000 trabalhadores atuarão para triplicar a área construída de 34 mil m² para 100 mil m². Ali já foram utilizados 50 mil m³ de concreto, montante que representa 50% do total a ser utilizado até que sejam finalizadas todas as etapas.
Mendes Júnior
A Mendes Júnior é uma empresa de engenharia com 60 anos de experiência em diversos segmentos da construção pesada no Brasil e no exterior.
Foto/Diculgação
Base do moinho de cimento, que terá capacidade para processar 450t/h
Fonte: Nildo Carlos Oliveira