Um cenário do saneamento básico no Brasil e os impactos sociais dele decorrente nas principais cidades brasileiras será apresentado, no próximo dia 20 de agosto, pelo presidente do Instituto Trata Brasil, Raul Graça Couto Pinho, durante o seminário Agenda Regula Brasil, que será realizado durante dois dias, em Guaratinguetá, São Paulo, no Hotel Golfe Clube dos 500. As inscrições para o evento são gratuitas.
Raul Pinho é um dos palestrantes confirmados para o evento, que prossegue no dia 21 de agosto, e prevê a participação de prefeitos, executivos, gerentes e técnicos das prefeituras e serviços autônomos de água e esgotos dos Municípios, além de secretarias ligadas aos serviços públicos e meio ambiente, órgãos públicos federais (Ministério das Cidades, Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental – SNSA), órgãos de financiamento do setor de saneamento (BNDES e CAIXA), Comitês e Agências de Bacia, agências reguladoras e entidades do setor.
Segundo o presidente do Instituto Trata Brasil, a falta de saneamento, especialmente de serviços de esgoto, leva o Brasil a perder grandes possibilidades de avanço, visto que o enfrentamento do problema poderia se beneficiar de economias de escala, já que boa parte da nossa população se concentra em grandes centros. Entretanto, mesmo as maiores cidades e, conseqüentemente o país – dada à localização da população brasileira – não usufrui deste item.
Agenda nacional
A Agenda Regula Brasil conta com apoio da FIESP, ABAR, CEIVAP, ABCON, ASFAMAS, SINTERCON, INSTITUTO TRATA BRASIL, ABTC, Consórcio Piracicaba/Capivari/Jundiaí e outras entidades e deverá marcar o início de um programa de debates que se estenderá por todo o Brasil, com apoio da ABAR. O objetivo é sensibilizar e conscientizar a sociedade civil e os poderes executivos e legislativos sobre a importância das agências reguladoras para o equilíbrio nas relações entre o usuário, o poder concedente e o prestador de serviços de saneamento; incentivar os municípios a criarem formas de regulação, fortalecendo a ação reguladora dos serviços concedidos e a segurança do setor privado para investir no setor, além de debater as melhores práticas e modelos de gestão, regulação, fiscalização e conteúdo técnico no setor de saneamento e meio ambiente. O evento é incentivado e apoiado pela prefeitura de Guaratinguetá e pela Agência Reguladora local (ARSaeg).
Exposição de equipamentos
A Agenda Regula Brasil reservou também uma oportunidade única para fabricantes de materiais, equipamentos e prestadores de serviços de saneamento mostrarem seus produtos e tecnologias às empresas públicas e privadas de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto, resíduos sólidos e drenagem. Uma área destinada a contatos e negócios vai ser montada em um espaço contíguo à sala de debates, reunindo cerca de 20 empresas fabricantes de materiais, prestadores de serviço e operadores da área de saneamento ambiental, além de indústrias da região, que deverão mostrar seus projetos de sustentabilidade, especialmente de preservação dos recursos hídricos da Bacia do rio Paraíba do Sul, de fundamental importância para a economia da região.
Mais informações:
Planeja & Informa Comunicação e Marketing
Assessoria de Imprensa – (21) 2215-2245 / (21) 2262-9401
Inscrições grátis: www.agendaregulabrasil.com.br ou pelos telefones (21) 2215-2245 / (21) 2262-9401
Comitê Técnico
Carlos Emmiliano Eleutério – (Planeja / 21-9807-8975): carlos.emmiliano@planejabrasil.com.br
Marcio Rocha – (Arsaeg) – marciolopesrocha@gmail.com
Nelson Marques (FIESP/CIESP) – nelsonconsultor@gmail.com
Organização Geral
Carolina Martins – (Planeja) – carolina.martins@planejabrasil.com.br