BNDES e 13 concessionárias discutiram novos investimentos em infraestrutura no FORUM INFRA2021
A Sanepar, outra palestrante no evento, mostrou seu plano de negócios que prevê investimentos em 2020 de R$ 1,56 bilhão, sendo R$ 348 milhões em novos negócios e R$ 649 milhões em manutenção. Uma inovação da empresa consiste na construção de ETE por parceira privada, que depois de pronta é remunerada por locação.
A Concessionária Tamoios abriu os trabalhos da tarde do Fórum Infra2021 expondo as obras da maior obra rodoviária em andamento no país, com quatro túneis e oito viadutos, no trecho de serra da Rodovia Tamoios, no Litoral Norte de São Paulo, onde se destaca o uso de um teleférico para transporte de materiais e pessoal.
Na vez da Comgás, foi exposto que mais de 70% de seus investimentos são destinados à expansão da rede.
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A CPTM apresentou o projeto de expansão da Linha 9-Esmeralda, no extremo da zona sul de São Paulo, que trará transporte sobre trilhos para uma das regiões mais populosas da capital, reduzindo o trajeto ao centro de 3 para 1,5 hora.
A Arteris, em sua palestra, contou as inciativas em desenvolvimento na ViaPaulista, concessionária do grupo responsável desde 2017 pela chamada Rodovias dos Calçados, no interior de São Paulo.
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Pelo projeto, mais de 280 km de rodovias serão duplicadas e cobertura de wi-fi. O investimento total alcança R$ 5 bilhões em obras e serviços em 30 anos de contrato.
A concessionária de energia que esteve no Fórum Infra2021 foi a ISA CTEEP. A empresa está trabalhando em dez novos empreendimentos de linhas de transmissão, com investimentos de R$ 3,8 bilhões.
A Pacto Energia levou ao público o potencial da geração centralizada de energia solar no país.
A empresa desenvolve projetos nessa área, principalmente no Nordeste e dá preferência a essa modalidade porque a construção das usinas solares é mais rápida do que os parques eólicos.
A Sanasa revelou seus investimentos nos próximos quatro anos em Campinas (SP). Somente no sistema de esgotamento serão R$ 273 milhões, com implantação de 141.858 m de redes coletoras; 30.040 m de interceptores/coletores e 21 Estações Elevatórias de Esgoto; 17.
226 m de linhas de recalque; e ampliação de 6 ETEs.
A Systra mostrou aos presentes cases de otimização de infraestrutura no metrô de Paris, na França, e Santiago, no Chile, valendo-se da captação da energia de frenagem dos trens para reúso no primeiro caso, e através de sistema de sinalização embarcada que reduziu o intervalo entre os trens para 100 segundos nos horários de pico, no segundo caso.
O evento foi encerrado com a apresentação da certificação internacional em compliance, em um acordo da Associação Brasileira de Engenharia Industrial-ABEMI com a entidade americana Trace, que passa a ser disponível para empresas brasileiras.
“Obras de Engenharia do Ano”
Depois do Fórum Infra2021, ocorreu a tradicional solenidade de premiação do Ranking da Engenharia Brasileira 2019, quando foi lançada a edição especial da revista OE contendo a pesquisa sobre as empresas mais atuantes nos mercados de construção, projetos e gerenciamento, montagem industrial e serviços especiais de engenharia.
Como novidade, a premiação foi feita a 32 empresas, agraciadas com diplomas e troféus, pela participação delas nas “Obras de Engenharia do Ano” eleitas pela revista OE. A empresa premiada representou as demais firmas de engenharia que participaram da obra.