FPT Industrial lança motor para a América Latina

A FPT Industrial amplia seu portfólio de produtos movidos a gás-natural para a América Latina, com o lançamento do motor Cursor 9 GNV. A novidade é um propulsor. Segundo a empresa, trata-se da mais recente tecnologia disponível no mercado movida a combustível alternativo, com emissões próximas de zero e que será disponibilizada somente ao mercado latino-americano.

O Cursor 9 GNV é o primeiro motor movido a combustível alternativo para o segmento de pesados que pode ser acoplado a uma transmissão automatizada. Quando comparado a outros motores GNV presentes no mercado, a nova tecnologia tem a seu favor diversas melhorias, como: capacidade para funcionar com GNV, Biometano ou GLP, com consumo de combustível mais reduzido graças a seu novo processo de combustão, mais estável e que se adapta melhor a diferentes níveis de qualidade de gás. Além disso, é cinco decibéis mais silencioso que motores equivalentes com tecnologias anteriores.

Marco Aurélio Rangel, Presidente da FPT Industrial na América Latina, destaca que a região latino-americana tem um grande potencial para receber a nova tecnologia e, por isso, estuda a possibilidade de produzir o novo motor em sua unidade industrial argentina, base exportadora para todo o continente. “Temos mercados ideais para esta tecnologia, principalmente em países como Peru, Chile, Colômbia e Argentina”, explica.

 

FICHA TÉCNICA CURSOR 9 GNV

 

Motor

CURSOR 9 GNV

Sistema de Injeção

Multi Ponto

Taxa de Compressão

12 : 1

Alimentação (Ar)

Turbocompressor c/ Intercooler

Tipo de Turbo

WG – Waste Gate

Potência @ rotação (cv/kW)

Up to 400cv / 294kW @ 2000 – Truck

360cv / 264kW @ 2000 – Bus

Torque @ Rotação nominal (Nm / kg.f/m)

Up to 1700 Nm / 173 kg.f/m @ 1200 – Truck

1640 Nm / 167 kg.f/m @ 1200 – Bus

Número de Válvulas

4 Válvulas por Cilindro

Número de Cilindros

6 Cilindros em Linha

Cilindrada (cm³)

8.7L

Diâmetro e Curso (Cilindros)

117 x 135mm

Fonte: Redação OE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *