A FPT Industrial amplia seu portfólio de produtos movidos a gás-natural para a América Latina, com o lançamento do motor Cursor 9 GNV. A novidade é um propulsor. Segundo a empresa, trata-se da mais recente tecnologia disponível no mercado movida a combustível alternativo, com emissões próximas de zero e que será disponibilizada somente ao mercado latino-americano.
O Cursor 9 GNV é o primeiro motor movido a combustível alternativo para o segmento de pesados que pode ser acoplado a uma transmissão automatizada. Quando comparado a outros motores GNV presentes no mercado, a nova tecnologia tem a seu favor diversas melhorias, como: capacidade para funcionar com GNV, Biometano ou GLP, com consumo de combustível mais reduzido graças a seu novo processo de combustão, mais estável e que se adapta melhor a diferentes níveis de qualidade de gás. Além disso, é cinco decibéis mais silencioso que motores equivalentes com tecnologias anteriores.
Marco Aurélio Rangel, Presidente da FPT Industrial na América Latina, destaca que a região latino-americana tem um grande potencial para receber a nova tecnologia e, por isso, estuda a possibilidade de produzir o novo motor em sua unidade industrial argentina, base exportadora para todo o continente. “Temos mercados ideais para esta tecnologia, principalmente em países como Peru, Chile, Colômbia e Argentina”, explica.
FICHA TÉCNICA CURSOR 9 GNV
Motor |
CURSOR 9 GNV |
Sistema de Injeção |
Multi Ponto |
Taxa de Compressão |
12 : 1 |
Alimentação (Ar) |
Turbocompressor c/ Intercooler |
Tipo de Turbo |
WG – Waste Gate |
Potência @ rotação (cv/kW) |
Up to 400cv / 294kW @ 2000 – Truck 360cv / 264kW @ 2000 – Bus |
Torque @ Rotação nominal (Nm / kg.f/m) |
Up to 1700 Nm / 173 kg.f/m @ 1200 – Truck 1640 Nm / 167 kg.f/m @ 1200 – Bus |
Número de Válvulas |
4 Válvulas por Cilindro |
Número de Cilindros |
6 Cilindros em Linha |
Cilindrada (cm³) |
8.7L |
Diâmetro e Curso (Cilindros) |
117 x 135mm |
Fonte: Redação OE