O governo federal investiu cerca de R$ 5 bilhões na aquisição de 18 mil equipamentos, dos quais 15.191 retroescavadeiras, motoniveladoras e caminhões-caçamba. Os veículos foram doados a mais de 5.071 municípios, com menos de 50 mil habitantes, ao longo dos últimos três anos, por intermédio do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).
No mesmo período, outros 1.440 caminhões-pipa e 1.440 pás-carregadeiras foram entregues a municípios nordestinos em situação de emergência por causa da estiagem e os localizados na região do Semiárido para a abertura de açudes, poços e cacimbas.
Batizada de PAC 2 Equipamentos, segundo o governo, a ação atingiu 91% das prefeituras do País. “Com as máquinas do programa, conseguimos revitalizar aproximadamente 500 km de estradas”, conta o prefeito do município paulista de Rincão, Dudu Bolito. O prefeito do Município de Venha Ver (RN), Expedito Salviano, relata que os equipamentos foram utilizados para dar melhores condições aos agricultores familiares que precisam transportar a produção e ajudaram a minimizar os prejuízos causados pelos longos períodos de estiagem.