O grupo japonês Sumitomo Heavy Industries, que fabrica redutores de velocidade industrial (dispositivo usado em equipamentos como esteiras de transporte de minérios e torres de refrigeração, etc.), participa da Sucronor – IV Mostra Sucroenergética do Nordeste. O evento acontece de 24 a 27 de abril no Centro de Convenções de Pernambuco, em Recife.
Durante ao evento, a Sumitomo apresenta a linha de redutores Paramax, agora fabricada no Brasil, e as linhas Cyclo6000, HBB e Hyponic de motoredutores, todos importados do Japão. A fábrica, inaugurada em novembro de 2011, opera em ritmo intenso.
“A operação está em andamento. Os primeiros redutores já foram entregues e há boas perspectivas para este ano. Pretendemos produzir cerca de 200 redutores industriais para o setor sucroalcooleiro até o final do ano”, projeta Mateus Botelhos, presidente da Sumitomo no Brasil.
Os redutores Sumitomo são aplicados em todo o processo produtivo de uma usina, destacando os decantadores, cristalizadores, transportadores, esteiras, agitadores, guinchos, entre outros, todos essenciais para a produção de açúcar e álcool.
A subsidiária brasileira da Sumitomo, com 110 funcionários, é a oitava base de fabricação de redutores de velocidade fora do Japão. A unidade conta com uma área construída de 20.000 m2 e está instalada em um terreno com área total de 447.000 m2. A companhia já conta com fábricas semelhantes na China, nos Estados Unidos, Alemanha, Bélgica e Vietnã.
Em suas operações com redutores de velocidade, a Sumitomo Heavy Industries atingiu vendas líquidas de 74,6 bilhões de ienes (U$ 970 milhões) no Ano Fiscal de 2010, representando 13,6% das vendas líquidas totais do grupo. Mundialmente, a empresa tem cerca de 5.400 funcionários em operações relacionadas a este negócio.
Fonte: Padrão