A construção da Usina Hidrelétrica de Jirau, localizada no rio Madeira, tem se tornado um dos principais motores de desenvolvimento econômico para Porto Velho e toda a região de Rondônia. Para quem ainda tem dúvidas sobre onde fica a hidrelétrica de Jirau, ela está situada no trecho do rio Madeira, cerca de 120 quilômetros de Porto Velho, capital do estado.
Além de gerar energia, o empreendimento tem ampliado significativamente as oportunidades de negócios para o empresariado local, aquecendo setores como construção civil, comércio, capacitação e serviços.
Empresas nacionais investem em Porto Velho
Com a expansão gerada pela hidrelétrica de Jirau, grandes grupos decidiram investir na capital rondoniense. Entre os destaques estão nomes como Grupos Votorantim, Carrefour, Alstom-Bardela e Makro, que enxergaram no estado uma oportunidade para expansão e consolidação de mercado.
Esses grupos estão contribuindo para a dinamização econômica da cidade, criando mais empregos e estimulando toda a cadeia de fornecedores locais.
Empresários locais se organizam para atender a demanda
De acordo com a Federação das Indústrias de Rondônia (FIERO), os empresários rondonienses já se mobilizam para atender às novas demandas criadas pelas grandes obras em curso, não só da hidrelétrica de Jirau, mas também de outros empreendimentos estratégicos, como o novo porto de Porto Velho.
O fornecimento de materiais de construção, serviços logísticos, alimentação, hospedagem e manutenção são apenas algumas das oportunidades abertas, estimulando pequenas e médias empresas a se estruturarem para participar dessa nova fase de crescimento.
Leia também: Nova direção da Aeerj quer fortalecer as empresas locais
Mercado imobiliário também ganha força
Outro setor que vive um boom é o mercado imobiliário. A construção de novos conjuntos residenciais e centros comerciais se tornou uma realidade em Porto Velho, impulsionada tanto pelo aumento de empregos diretos e indiretos quanto pela chegada de profissionais de fora.
Empresas como Gafisa, Planco Empreendimentos, MBM Empreendimentos Imobiliários, Ipê Empreendimentos, Gerccom, Sacs Consult e Embrascon têm lançado empreendimentos residenciais e comerciais de grande porte, como o Porto Madeira Shopping, com inauguração prevista para o próximo ano.
Leia mais: Substituição da ponte de Gênova desmoronada deve ser inaugurada no próximo ano
Parcerias fortalecem pequenos negócios locais
Além da infraestrutura física, a hidrelétrica de Jirau também tem contribuído para o desenvolvimento de micro e pequenas empresas da região. A Energia Sustentável do Brasil, concessionária responsável pela usina, firmou parceria com o Sebrae para oferecer cursos de capacitação voltados a pequenos empresários, fornecedores, prestadores de serviços e produtores locais.
Leia mais: ABDI debate energia sustentável e tecnologia naval no RS
O objetivo é preparar os empresários para fornecer insumos, produtos e serviços para as empresas envolvidas na construção e operação da usina, criando um ecossistema econômico sustentável que fortalece a economia local.
“Vamos qualificar os empresários visando desenvolver ainda mais as empresas locais, gerando mais emprego e renda e dinamizando a economia regional”, destacou José Lúcio Gomes, diretor institucional da Energia Sustentável do Brasil.
Capacitação de trabalhadores diretos
Além de estimular o mercado local, a Usina Hidrelétrica de Jirau também está investindo na capacitação profissional dos trabalhadores que atuam diretamente no canteiro de obras. Isso garante mão de obra qualificada para atender às demandas técnicas e de segurança, contribuindo para o sucesso do projeto e ampliando as perspectivas profissionais para centenas de pessoas da região.
Hidrelétrica de Jirau: onde fica e sua importância estratégica
A dúvida sobre onde fica a hidrelétrica de Jirau é comum para quem acompanha o setor elétrico brasileiro. Localizada no rio Madeira, um dos principais afluentes da Bacia Amazônica, a usina faz parte de um grande complexo energético que inclui outras usinas estratégicas para o abastecimento de energia no Brasil.
A hidrelétrica de Jirau não só contribui com geração de energia limpa e renovável, mas também impulsiona o desenvolvimento econômico de Rondônia, atraindo investimentos e criando um ambiente favorável para o crescimento de novos negócios.