A Hyva do Brasil, líder mundial no segmento de cilindros telescópicos e um dos principais fabricantes mundiais de guindastes, investiu mais de R$ 1 milhão para o lançamento no Brasil de dois novos modelos de guindastes, o HBR 600 e o HBR 660. Segundo a empresa, têm a maior capacidade de carga de guindastes fabricados no País com sistema construtivo tipo “canivete”. Produzidos na fábrica de Caixas do Sul (RS), o desenvolvimento dos novos produtos consumiu um ano, entre testes cíclicos de fadiga e ferramental para a produção.
Os novos modelos foram projetados para segmentos como locação, construção civil e movimentação de cargas, entre outros usos. De acordo com a Hyva, entre as vantagens dos HBR 600 e HBR 660 estão o menor peso. A empresa garante que são os mais leves do segmento.
A empresa informa que os dois produtos também oferecem a tecnologia “V”, que distribui o peso sobre o centro do chassi do caminhão. Isso dispensa reforço de mola e proporciona ao equipamento melhor geometria de movimentos. Permite ainda maior velocidade de trabalho, precisão, capacidade e também economia de combustível e de manutenção.
De acordo com a Hyva, entre os diferenciais dos novos guindastes também se destacam o sistema articulado, com duas bielas (LAS), e o sistema de giro da máquina, com rolamento e motor planetário de acionamento hidráulico, mais robusto que o convencional de cremalheira e que proporciona maior capacidade, sensibilidade de controle e precisão de movimento. Os dois guindastes ainda oferecem válvula de segurança, que garante total preservação da operação em casos de falhas ou acidentes no sistema hidráulico; válvula de alívio, que impede que o guindaste opere fora do gráfico determinado, fator importante para a segurança. O sistema hidráulico, que funciona com bomba de pistões, faz com que o equipamento trabalhe em alta velocidade, dispensando a aceleração do caminhão.