As cidades de Santa Vitória do Palmar e Chuí, no Rio Grande do Sul, irão receber um dos maiores complexos eólicos da América Latina: o Campos Neutrais. O empreendimento da Eletrosul reúne três grandes parques: Geribatu, Chuí e Hermenegildo. Em conjunto, o trio soma 583 megawatts (MW) de capacidade instalada, o suficiente para abastecer uma cidade com 3,4 milhões habitantes.
Toda a energia produzida pelas eólicas do Rio Grande do Sul será conectada ao Sistema Interligado Nacional (SIN) por uma linha de transmissão de 500 km de extensão. A linha está sendo construída entre Santa Vitória do Palmar e Nova Santa Rita, e precisou de solução inovadora para não prejudicar o meio ambiente.
Os três parques eólicos do Rio Grande do Sul e a linha de transmissão geram 8,9 mil postos de trabalho na região. Só no Parque Geribatu são 2,1 mil empregos diretos e indiretos que impulsionam a economia local. Para se ter uma ideia, o volume de empregos gerados por essas obras eólicas equivalem ao do Projeto de Integração do Rio São Francisco, considerado o maior empreendimento hídrico em construção na América Latina.
O Parque Eólico Geribatu, com 258 MW divididos em dez usinas, já está em implantação. No Parque Eólico Chuí, que terá 144 MW de potência instalada em seis usinas, as obras serão iniciadas, de imediato, a partir da assinatura da ordem de serviço ocorrida na segunda-feira (05/05). Para a mobilização do canteiro de obras do Parque Eólico Hermenegildo, que terá 13 usinas com 181 MW de capacidade, a expectativa é a de que a licença de instalação seja emitida ainda neste semestre.
Linha de transmissão de 500 km conectará ao SIN energia elétrica produzida nas eólicas
Fonte: Portal Brasil