MASB e TOTVS: unidas na busca de novas soluções

Compartilhe esse conteúdo

Com o volume de informações e a necessidade de estarem sempre à frente em um mercado tão competitivo, as empresas do ramo de construção estão investindo cada vez mais em softwares de gestão. Como foi o caso da MASB Desenvolvimento Imobiliário, construtora e incorporadora mineira, que nasceu da fusão das empresas Metro Participações Imobiliárias, Alicerce Empreendimentos e Santa Bárbara Desenvolvimento Imobiliário.

Já no início de suas operações, em 2007, a incorporadora tinha como um dos seus objetivos expandir a atuação para fora de Minas Gerais e, por isso, a necessidade de buscar uma empresa com know-how no setor de software de gestão empresarial integrada. Após uma concorrência, a TOTVS foi escolhida por oferecer os melhores serviços e um sistema de ERP que atendia as necessidades da empresa.

A parceria firmada entre a MASB e a TOTVS gerou, desde o início, bons resultados para ambas as empresas. Por um lado, a TOTVS oferecia flexibilidade no sistema, com a possibilidade de adaptações exclusivas para o cliente, enquanto que por outro, a MASB apontava suas necessidades e contribuía para o desenvolvimento de novas soluções, tornando-se pioneira no uso de diversos módulos da TOTVS. Um exemplo é o módulo “Viabilidade de Empreendimentos”, que apresenta o histórico de um determinado terreno e que ajuda as construtoras e incorporadoras a tomarem suas decisões para a compra ou construção nesta área. Essa solução foi criada para atender a necessidade da MASB.

No entanto, a grande contribuição da desenvolvedora de ERP para a MASB foi a integração das áreas das três companhias adquiridas. Atualmente, utilizam todos os módulos do segmento de Construção e Projetos, que atinge cerca de 120 pessoas do setor administrativo e outras 700 nas obras. O ERP é a única fonte de informação para a empresa, que busca suporte na tomada de decisão por lá. “A espinha dorsal do nosso negócio é o sistema integrado. Fazemos de tudo para que todos os nossos colaboradores tenham acesso a informações da empresa, em tempo real. Por isso, quando identificamos a necessidade de um novo módulo, nos esforçamos para que seja incorporado ao nosso sistema integrado já existente. Em contrapartida, enxergamos aí uma oportunidade para a TOTVS desenvolver novas soluções”, afirma Adriano Lima, superintendente Administrativo-Financeiro da MASB.

Um dos maiores desafios enfrentados na implantação do ERP foi a criação de uma nova cultura organizacional, devido a união das três empresas, cada qual com seu padrão de informação. Além disso, o sistema adquirido era específico para o segmento de incorporação imobiliária – uma novidade para os colaboradores.

Porém, os resultados positivos apareceram rapidamente. A qualidade e a confiabilidade das informações tornaram-se mais precisas, tanto para os clientes internos, quanto para os externos, que percebem a MASB com grande segurança. O levantamento de informações também ficou mais rápido, auxiliando, principalmente, a geração de relatórios e a tomada de decisão.

Depois de quatro anos de sucesso, a parceria entre MASB e TOTVS vem progredindo. A incorporadora acaba de implantar novos sistemas de gerenciamento de vendas e prospecção de novos negócios. Os projetos foram criados com intuito de conectar todas as áreas da empresa, atualizar as informações em tempo real e otimizar os processos que antes eram feitos manualmente.

“Estamos sempre em busca do crescimento e da melhoria dos nossos processos, por isso, estamos constantemente trabalhando em conjunto com a TOTVS para a modernização das ferramentas. Quando acontece alguma intervenção mais profunda, como mudança de versão, uma equipe da companhia vem até aqui e fica de um a dois meses treinando nossa equipe e realizando testes”, conclui Lima.

Fotos: Henrique Queiroga

Fotos: Henrique Queiroga

Fonte: Estadão


Compartilhe esse conteúdo

Deixe um comentário