Os novos utilitários lançados pelas principais montadoras, durante a Feira Internacional do Automóvel, realizada de 19 a 29 de outubro em São Paulo, mostra que é crescente a tendência que mescla a vida urbana e a no campo. Mais do que isso, aponta para a necessidade do consumidor de aliar a potência e a força destes veículos próprios para condições adversas, com acabamentos e acessórios de luxo. Para quem deseja e pode pagar preços médios entre R$ 300 mil a R$ 500 mil, ou até mais, há diversas opções. A Audi aposta no Audi Q-7, um jipão de luxo que traz recursos tecnológicos comuns nesta categoria como Programa de Estabilidade Eletrônica. A Mercedez-Benz traz o GL-500, com forte estética urbana e capacidade para enfrentar as condições fora da cidade. A Volvo foi buscar na opinião dos clientes as sugestões para atualizações em seus veículos. E a Daimler Crysler aposta na tradição da marca Jeep para ampliar sua participação no mercado. São apenas alguns exemplos de como as montadoras estão interpretando o perfil de um consumidor que no Brasil, a exemplo do que acontece nos Estados Unidos, cresce em número a cada ano. Segundo especialistas do setor, trata-se de uma migração dos sedãs de luxo por veículos mais potentes e seguros, tanto do ponto de vista da violência urbana bem como pela capacidade de enfrentar as más-condições das estradas brasileiras.
Audi desbrava segmento de utilitários no Brasil
O Audi Q7 é o pontapé inicial para uma nova fase da empresa no Brasil na área de utilitários esportivos, combinando versatilidade, tecnologia sofisticada e luxo. Trata-se de um jipão de luxo, que custa R$ 379.950, cujo diferencial está no motor de 4.2 V8 FSI, 350 HP e 44,5 kgfm a 3.500, e no sistema de Tração Permanente Quattro, que dá máxima aderência e estabilidade lateral .O Audi Q7 ganhou a última geração dessa tecnologia, com divisão de torque de 40:60 (frente/traseira). Os benefícios são o melhor balanceamento na distribuição do peso, agilidade e precisão para dirigir. Adota Câmbio Tiptronic automático de seis marchas e a última geração do sistema ESP (Programa de Estabilidade Eletrônica), que inclui o sistema de freios ABS, com antitravamento, e o EBD, programa eletrônico que distribui a força de frenagem e sistema hidráulico que a aumenta automaticamente em emergências. Possui também função que mantém a velocidade constante e lenta, em situações de off-road, em descidas acentuadas, para que o motorista se concentre na dirigibilidade. O programa RSP, anticapotamento, intervém durante manobras extremas, que poderiam causar o tombamento, e faz as correções necessárias nas frenagens. O sistema de suspensão adaptável a ar conta com cinco diferentes modos, selecionados através do MMI.
Primeira classe, também na estrada
O GL 500, que começa a ser comercializado no Brasil, é o novo destaque Mercedez-Benz no segmento de utilitários esportivos de luxo. O modelo tem capacidade para sete ocupantes e dirigibilidade segura, tanto no asfalto quanto fora dela, além do conforto típico de sedã de luxo. Com desenho exclusivo, carroceria elevada e tecnologia de ponta para garantir a segurança, a nova Classe GL possui o novo motor V8 a gasolina de 5,5 litros, recentemente desenvolvido e lançado anteriormente na Classe S, com 388 HP. A tração permanente nas quatro rodas 4MATIC proporciona à Classe GL muita mobilidade em qualquer condição. Características especiais fora de estrada, como a Regulagem de Velocidade em Descidas (DSR), assistência de partida em rampas e ABS, que auxiliam o motorista em terrenos difíceis. O pacote de engenharia Off-Road Pro é uma garantia de que a Classe GL também pode lidar com os terrenos fora de estrada mais extremos. Isto inclui uma caixa de transferência de duas velocidades com uma relação de baixo alcance e travas de diferencial 100% para a caixa de transferência e o eixo traseiro. A suspensão pneumática Airmatic modificada, aumenta a altura do solo até um máximo de 307 mm sempre que necessário, e eleva a profundidade de travessia de águas correntes para 600 mm.
Marca tradicional em novo segmento
Apenas três anos depois do lançamento do Volvo XC90, a Volvo Automóveis está apresentando um modelo mais refinado e diferenciado. “Nós estamos mudando para crescer no segmento premium. Para tornar o bem-sucedido XC90 ainda mais atraente, aumentamos a sensação de luxo e conforto de um carro de passeio num SUV”, diz Fredrik Arp, presidente e CEO da Volvo Automóveis. Segundo Arp, “as alterações tiveram como apoio a consulta aos clientes impulsionando competitividade, principalmente na Europa e Estados Unidos”. O volume de produção inicial foi de 50 mil unidades, já tendo atingido o volume de 90 mil. Os Estados Unidos continuam sendo o maior mercado do modelo, respondendo por 50% do volume total, seguidos pelo Reino Unido, Alemanha, Canadá e Espanha. No Brasil, o equipamento utiliza um motor compacto e econômico V8 de 4,4 litros aspirado. Toda a linha de motores tem transmissão Geartronic (permite trocas manuais) e tração integral eletrônica AWD (All Wheel Drive) com o Instant Traction (Tração Instantânea) que evita giro em falso das rodas na partida sobre o piso molhado ou areia). No motor V8, o câmbio é de seis marchas e no 2.5 de cinco marchas. Um dos objetivos das mudanças do design no novo XC90 era criar uma aparência mais moderna e elegante, o que exigiu modificações como o novo conjunto ótico, uma nova grade com um contorno cromado e pára-choques dianteiro com novo esquema de cores e uma entrada de ar maior, e de contorno cromado. As lanternas traseiras foram redesenhadas, assim como o pára-choque, agora dividido em duas camadas contrastantes, com a parte superior na cor da carroceria. No lado interno, novos acabamentos de couro. O Volvo XC90 é um moderno SUV construído como uma carro de passeio com uma carroceira monocoque, com eficientes zonas de deformação, um baixo centro de gravidade e modernos sistemas que minimizam o risco de ferimentos, independente do tipo de acidente e situação. Além disso, o CX90 é equipado com diversos sistemas eletrônicos de segurança ativa para prevenir acidentes.
Jipes com mais conforto e requinte
São muitas as opções oferecidas pela marca, que exibe com orgulho o nome Jeep The Original, referência legendária de veículos fortes, ágeis e preparados para qualquer terreno, essência do conceito 4×4 que, ao passar dos anos, ganhou conforto e requinte de carros de passeio. O potencial fora de estrada da Jeep está presente nos novos modelos Wrangler, Grand Cherokee SRT8, Grand Cherokee Overland e o Comander. O Jeep Comander Limited, além de forte e robusto, é o primeiro Jeep com sete lugares, com valor à vista de R$ 237 mil. Possui sistema de tração progressiva Quadra Drive II, com diferenciais de acionam
ento eletrônico. Mas o diferencial fica por conta do design, com triplo teto solar, janela basculante do porta-malas, sensores dianteiros e traseiros de estacionamento, com sinalização sonora e luminosa, air bag frontais e laterais, e bancos da segunda e terceira fileiras rebatíveis. No item luxo, o destaque é o Jeep Grand Cherokee Overland, versão mais requintada e luxuosa da Grand Cherokee. O nome remete à Willis-Overland, que iniciou uma história de criação e desenvolvimento de veículos 4×4. Diversos itens são específicos, o que diferencia de outros SUVs: estofamento de couro com duas tonalidades, acabamentos em madeira especial, volante e manopla do câmbio em couro e madeira. A exclusividade é reforçada externamente por detalhes de acabamento em alumínio e pelas rodas de liga leve 18”.
Fonte: Estadão