A JCB inaugurou, no dia 22 de junho, sua nova fábrica de escavadeiras em Sorocaba (SP). A empresa investiu US$ 5 milhões nessa unidade que terá capacidade para produzir 400 escavadeiras JS200, de 20 t, por ano.
Em uma área de 14 mil m², a nova fábrica ficará ao lado da fábrica de retroescavadeiras. O evento de inauguração contou com a presença de Vitor Lippi, prefeito de Sorocaba, David Bell, diretor de desenvolvimento da JCB mundial, e Carlos Hernández, diretor geral da JCB para a América Latina.
"Nosso objetivo é manter o crescimento constante, conquistando cada vez mais o mercado. Para isso estamos investindo continuamente na ampliação da produção", afirma Carlos Hernández, diretor geral da JCB para a América Latina.
Em 2009 a JCB do Brasil ultrapassou a marca de mil máquinas vendidas, incluindo todos os modelos comercializados pela JCB no país.
Nova fábrica de escavadeiras
A construção da fábrica levou apenas sete meses, uma vez que o anúncio foi feito durante o evento de comemoração da produção mundial de 400 mil retroescavadeiras, em outubro de 2009. A montagem da nova fábrica foi realizada pela equipe brasileira de técnicos e engenheiros, treinados na fábrica da JCB na Inglaterra, sob orientação de Stephen Thorley, engenheiro de produtos da JCB do Reino Unido.
"Este é um projeto complexo, não só do ponto de vista logístico como também de montagem, pois envolve um grande número de peças e componentes, demandando uma montagem precisa e testes rigorosos para garantir a mesma qualidade das máquinas importadas da Inglaterra", afirma Mauro Pinhat, diretor de operações da JCB do
Brasil e responsável pela instalação da nova fábrica de escavadeiras.
Ampliação da produção – Recentemente, a JCB ampliou em 50% a capacidade de produção de retroescavadeiras da fábrica de Sorocaba, aumentando a área construída em 15%. Tudo isso para atender a demanda do mercado brasileiro de máquinas.
"Ao aumentar nossa capacidade de produção, conseguiremos atender ainda melhor o mercado, que está em busca por máquinas de qualidade", diz Sidney Matos, gerente geral da JCB do Brasil.
Em 2009 a JCB alcançou a liderança do mercado de vendas de retroescavadeiras em várias regiões do Brasil, inclusive no estado de São Paulo. "Isso demonstra a força e a qualidade do produto JCB aliada à confiança do cliente na rede de distribuidores", afirma Nei Hamilton, diretor da JCB do Brasil.
Um dos focos dos investimentos que a JCB está fazendo no Brasil é na área de pós-vendas, com a compra de equipamentos, pessoal e treinamento, que abrange não só a produção como também toda a rede de distribuidores.
Escavadeiras JS200
Com peso operacional de 20 toneladas, o modelo é projetado para trabalhos pesados que demandam desempenho e versatilidade em todos os segmentos. A máquina permite maior velocidade nas operações de escavação e também combina um motor de quatro cilindros com 172 hp de potencia, o que possibilita um baixo consumo de combustível.
Outro destaque é o motor "Tier III", ou seja, que já atende às normas européias mais rigorosas referentes à emissão de poluentes ao meio ambiente.
Com grande produtividade e baixo consumo de combustível, a JS 200 LC tem capacidade de 1,14 m3e profundidade de escavação de 6 m. Além disso, a escavadeira conta com grande visibilidade em sua cabine, o que facilita as operações de escavação com total segurança. A escavadeira hidráulica JS 200 LC está apta a atender os segmentos de infra-estrutura, saneamento básico, construção rodoviária, mineração, agrícola e indústria extrativa (cerâmica e pedra).
Especificações técnicas:
Potência Líquida do Motor |
172hp |
Peso Operacional Máximo |
20.2 T |
Força de Escavação |
11.560 kgf |
Velocidade de Giro |
12.9 rpm |
Profundidade Máxima de Escavação |
6,02 m |
Fonte: Estadão