Enquanto economias avançadas se recuperam da crise global,as relações comerciais entre Brasil e Argentina se fortalecem.Prova disso é que a Odebrecht assume a liderança do setor de construção no país, onde atua há 23 anos, com um faturamento de R$ 916 milhões em 2009, um crescimento de 10% em relação a 2008.
Atualmente tem 450 integrantes e gera cerca de mais três mil postos de trabalho na ampliação dos gasodutos Cammesa e Albanesi, empreendimentos que ampliarão em 20% a capacidade total de transporte de gás natural da Argentina.Também é responsável pela Estação de Tratamento de Águas Paraná de Las Plamas e pela Planta Reformadora Catalítica Contínua, na cidade de La Plata, que receberá investimentos de R$ 626 milhões e aumentará a capacidade da Petroquímica La Ensenada e da Refinaria de La Plata.
Fundada na Bahia, em 1944, a Odebrecht é hoje a maior empresa do setor de engenharia e construção da América Latina. Está presente em 17 países nas três Américas, África, Oriente Médio e Europa e conta, atualmente com, mais de 90 mil funcionários. A empresa, que já executou quase duas mil obras em 35 países, presta serviços integrados de engenharia, suprimento, construção, montagem e gerenciamento de obras civis, industriais e de tecnologia especial. Em seu portfólio, destacam-se importantes projetos de infraestrutura, como a construção do aeroporto de Trípoli (Líbia), a expansão do Aeroporto Internacional de Miami (EUA), Trem de Alta Velocidade Lisboa-Madri, hidrelétrica de Chaglia (Peru) e Rota do Sol (Colômbia).
* O tradicional ranking é realizado anualmente pela revista Mercado, uma das principais publicações de economia e negócios da Argentina.http://www.mercado.com.ar/imagenes/ranking_2010.pdf
Fonte: Estadão