A Locar, contratada por um fabricante do segmento eólico, está ampliando a operação de montagem de 86 aerogeradores que serão usados na usina eólica de Água Doce, em Santa Catarina. O trabalho começou em maio e agora ganha o reforço de mais equipamentos e de pessoal.
São mais dois guindastes LR 1750 de 750 toneladas de capacidade para içamento das torres de concreto e o aerogerador completo; um guindaste LTM
1500 com capacidade de 500 toneladas para içamento de segmentos de torre de concreto, no auxílio dos LR 1750; e outros três guindastes LTM 1220 de 240 toneladas de capacidade para auxiliar os demais.
E ainda foram incorporadas à operação da Locar em Água Doce uma linha de eixo e carretas para movimentar os guindastes LR que são de esteira. Além disso, a empresa alocou 20 funcionários entre engenheiros, supervisores, encarregados, operadores de guindastes, motoristas, riggers (profissional responsável por orientar o operador) e auxiliares para operar e movimentar os guindastes e linha de eixo. Toda a equipe trabalha em dois turnos diários.
A empresa, considerada a maior da América Latina em içamento de cargas por meio de guindastes, realiza a montagem dos aerogeradores, que saem da fábrica divididos em quatro partes, torre (subdividida em quatro partes), casa de máquinas, gerador e rotor.
Atualmente, a Locar esta atuando no Sul do país, em Santa Catarina, e tem obras de manutenção no Ceará, também contratada pelo mesmo fabricante.
Paralelamente, a empresa vem investindo para atender a demanda do segmento de energia eólica no Brasil para os próximos anos, segundo Luiz Andery, gerente de projetos eólicos e internacional. Em 2009 e 2010 foram leiloados aproximadamente 4 mil megawatts em energia eólica, este ano estão previstos mais 2.000 mil megawatts de compra dessa energia, pelo governo.
Fonte: Estadão