A demanda crescente por energia, especialmente nas operações marítimas e de petróleo no Brasil, decorrentes dos investimentos nas reservas do pré-sal, levaram a Caterpillar Brasil a lançar no mercado nacional, em evento realizado nesta quarta-feira (14 de março), os grupos geradores Série 3500C de propulsão diesel elétrica, com potências que variam de 1360 a 2250 ekW.
Eles serão produzidos na unidade industrial de Piracicaba (SP), com conteúdo de nacionalização de 64%, e destinam-se inicialmente para os segmentos marítimo e de plataformas de petróleo offshore, visando em especial estaleiros e armadores instalado no País. Um navio Platform Supply Vessel (PSV), de apoio offshore, por exemplo, dependendo do seu tamanho, em média pode utilizar até quatro unidades de grupos geradores, como o lançado pela Caterpillar.
Os grupos geradores Série 3500C, de propulsão diesel elétrica (DEP), próprios em desempenho e confiabilidade para aplicações marítimas, são indicados para rebocadores, embarcações de carga e plataformas petrolíferas offshore. A série conta com a certificação da Associação Nacional de Petróleo (ANP). Possuem tecnologia moderna em termos de capacidades de sistema de injeção eletrônica de combustível EUI e Unidades de Controle eletrônico (ECU) ADEM A3. A série será equipada com o motor CAT 3512C de 12 cilindros em V e 4 tempos, disponíveis nas versões de 1360 ekW, 1550 ekW e 1700 ekW. Também será oferecida a opção com o motor 3516C de 16 cilindros em V e 4 tempos, disponível tanto em 2000 ekW quanto em 2250 ekW. Todas as potências nominais dos motores são certificadas segundo o ciclo de emissões E2, que atendem às regulamentações internacionais e de classificação marítima. Essa série traz o conceito de “estação de potência” eletrônica, pois cria eficiências entre as unidades de controle, os injetores unitários, a instrumentação e os displays, que equilibram perfeitamente o fornecimento de energia, o consumo de combustível e as emissões de exaustão em qualquer carga.
Em 2001, a Caterpillar Brasil iniciou a produção de geradores de energia em sua unidade de Piracicaba. Em 2008, a empresa construiu uma fábrica dedicada a esta operação e, em 2011, fez nova expansão para atender a esta nova série, que, além da linha de montagem dedicada, exigiu uma cabine de testes que simula a aplicação do produto em condições reais, como se estivesse dentro da embarcação. A planta dedicada aos geradores conta atualmente com 12 mil m2 e tem capacidade para produzir, em um único turno, até 250 grupos geradores por ano.
O modelo apresentado, nesta quarta-feira (14 de março), foi o 3516C, de 60 Hz, com capacidade de até 2813 kVA para geração de energia, trabalhando em 690 volts. O produto pesa 24 t e mede 6,3 m de comprimento por 2,2 m de largura e 2,7 m de altura.