Na tarde desta sexta-feira (2 de março), 20 cidades catarinenses receberão máquinas retroescavadeiras numa ação que faz parte da segunda fase do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). O modelo escolhido foi a JCB 3C (foto), que tem características de robustez, economia e confiabilidade. As máquinas serão utilizadas em obras para a melhora de estradas vicinais que interligam as propriedades do meio rural à zona urbana – o que contribui para o fortalecimento da agricultura familiar daqueles municípios. A entrega será feita pelo ministro do Desenvolvimento Agrário (MDA), Afonso Florence. A cerimônia acontece na cidade Abelardo Luz e se inicia às 14 horas deste dia 2.
Será a quarta entrega de retroescavadeiras 3C para o PAC 2. A primeira foi em dezembro de 2011, no Rio Grande do Sul; a segunda no último dia 14, no Rio de Janeiro; e a terceira no Espírito Santo, no último dia 28.
Os municípios contemplados com as retroescavadeiras são: Abelardo Luz, Bom Jesus, Celso Ramos, Coronel Martins, Entre Rios, Faxinal dos Guedes, Galvão, Ipuaçu, Jupiá, Lajeado Grande, Luzerna, Marena, Ouro Verde, Passos Maia, Ponte Serrada, São Domingos, Vargeão, Xanxere, Xavantina e Xarim. O MDA informa que até o fim de maio deste ano, mais 27 cidades de Santa Catarina também serão beneficiadas com a ação.
A retroescavadeira 3C é fabricada no Brasil desde 2001 pela empresa JCB. A 3C foi concebida para trabalhos pesados, sem, contudo, abrir mão da economia e performance, assim como da segurança e bem-estar do operador.
Fonte: Padrão