Com o objetivo de discutir e apresentar iniciativas e oportunidades para os empresários paulistas, a Petrobras realizou nesta terça-feira (25/10), em parceria com a Secretaria de Energia do Estado de São Paulo, no Instituto de Energia, na capital paulista, o workshop Desenvolvimento da Cadeia de Fornecedores de São Paulo para o Atendimento à Industria de Petróleo e Gás.
Durante a abertura do evento, o assessor da presidência da Petrobras, Sydney Granja Affonso, representando José Sergio Gabrielli de Azevedo, destacou a importância do estado para os negócios da Petrobras, ressaltando o impacto do pré-sal na região e os mais de US$ 20,9 bilhões que a Companhia investirá em São Paulo nos próximos cinco anos. “Precisamos chegar ao maior número de empresários possíveis dentro do Estado de São Paulo, por isso a importância de apresentar todas as iniciativas da Companhia para a cadeia de fornecedores. Acreditamos que todos os projetos podem dar certo com uma participação efetiva local”, concluiu.
O gerente geral da Unidade de Operações de Exploração e Produção da Bacia de Santos, José Luiz Marcusso, apresentou o painel Pré-Sal e Oportunidades para o Litoral Paulista, em que detalhou a previsão de produção de petróleo e gás natural no Brasil e exterior. “A participação do pré-sal na produção nacional de petróleo da Petrobras passará dos atuais 2% em 2011 para 18% em 2015 e para 40,5% em 2020.
buy sinequan online buy sinequan no prescription
Isso sem incluir a parcela de produção internacional não consolidada”. Além disso, Marcusso destacou os principais desafios relacionados ao aumento da demanda por produtos e serviços de petróleo e gás, como capacidade produtiva, inovação tecnológica, capacitação de pessoas, gestão empresarial, financiamento e incentivos fiscais.
No que diz respeito à qualificação de mão de obra, o consultor do Programa Nacional de Desenvolvimento da Indústria de Petróleo e Gás (Prominp), Guilber Dumans de Souza, ressaltou que das 79.802 pessoas treinadas até o momento pelo Programa, 18.
617 estão no Estado de São Paulo.
“As ações do Prominp são direcionadas de acordo com a demanda das áreas de interesse da Companhia. No 5º ciclo do programa preencheremos mais 2.
268 vagas, que já estão no processo de convocação e com aulas previstas para iniciarem em novembro”, anunciou.
Outro destaque do workshop foi a apresentação do gerente geral de Gestão Financeira de Projetos Especiais, Roberto Alfradique, sobre o Progredir, programa que viabiliza, de forma ágil e padronizada, a oferta de crédito em volume e condições competitivas para toda a cadeia de fornecedores da Petrobras. Além de detalhar o funcionamento do programa, o gerente atualizou os dados nacionais. “Até hoje, o Progredir registra 135 operações de financiamentos, com 93 diferentes empresas e volume superior a R$ 700 milhões”, declarou
O programa está baseado na criação de um ambiente favorável para a concessão de crédito, lastreado nos recebíveis ainda não performados (serviços ou equipamentos a serem prestados ou entregues) em cada um dos contratos firmados entre os participantes da cadeia. Assim, qualquer fornecedor que participe dessa cadeia está apto a integrar o Progredir e poderá antecipar uma parcela dos seus recebíveis por meio dos bancos integrantes do programa (Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Itaú, HSBC e Santander).