Em Pequim, nessa sexta-feira (15), o presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli de Azevedo, e o diretor de Exploração e Produção, Guilherme Estrella, assinaram dois importantes acordos com as empresas chinesas Sinopec (China Petrochemical Corporation) e Sinochem (Sinochem Corporation).
Os acordos fizeram parte da agenda de negócios estabelecida durante visita oficial da presidenta Dilma Rousseff à China.
Com a Sinopec, a Petrobras firmou Acordo de Cooperação Tecnológica para troca de conhecimento nas áreas de geofísica, geologia, e engenharia de reservatórios de petróleo.
Com a Sinochem, foi firmado Memorando de Entendimentos para Cooperação Estratégica com o objetivo de identificar e viabilizar oportunidades de negócios nas áreas de produção e exploração, comercialização de petróleo e recuperação de campos maduros.
Antes da cerimônia de assinatura, na sede da Sinopec, esta manhã, o presidente Gabrielli e comitiva foram recebidos pelo presidente da empresa, Fu Chengyu, e seus principais executivos, para reunião de trabalho que durou cerca de uma hora. Fu Chengyu assinou o documento pela Sinopec.
Petrobras e Sinopec manifestaram disposição em buscar oportunidades de negócios em várias áreas, ampliando as relações comerciais já existentes entre as duas empresas. O presidente Gabrielli destacou a importância de empresas chinesas se estabelecerem no Brasil. O presidente da Sinopec falou do interesse de sua companhia em parcerias na área de exploração e produção.
No encontro, o presidente da Petrobras estava acompanhado pelo diretor de Exploração e Produção, Guilherme Estrella; pelo diretor Financeiro e de Relações com Investidores, Almir Barbassa; pelo gerente executivo de Exploração e Produção, Christovam Sanches; pelo gerente geral do Escritório de Representação da Petrobras em Pequim, Marcelo Castilho; e pelos gerentes de Desenvolvimento de Negócios da Área Internacional, Demarco Epifanio e Luiz Octavio Costa.
Fonte: Estadão