A Petrobras patrocina o 9°Congresso Brasileiro de Inovação da Indústria (CBI), que promoverá debates sobre como criar um mundo mais sustentável impulsionado pela inovação e educação. No formato híbrido, devido aos protocolos de segurança da pandemia, o evento reúne, nos dias 9 e 10 de março, lideranças das maiores empresas brasileiras e multinacionais da área de tecnologia e inovação em palestras, painéis e reuniões de negócio. O congresso é realizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
“A Petrobras é uma empresa altamente tecnológica que usa inovação como alavanca de negócio. Como a principal agregadora do ecossistema de inovação em energia do país, procuramos apoiar as iniciativas que promovam a discussão desse tema. É uma empresa que inova e cria soluções para atender às demandas que surgem a cada nova fronteira geológica. Ainda, os recursos investidos em P&DI retornam à sociedade como produtos mais sustentáveis”, lembra a gerente de Patrocínios e Eventos da companhia, Alessandra Teixeira.
Só convidados estarão presentes na arena montada no WTC Events Center (SP) mas o público poderá acompanhar o congresso por meio de plataforma online, com inscrições gratuitas. No espaço virtual, os participantes poderão passear pelo ambiente em 3D. Serão dois dias de evento para debater o que há de mais moderno em termos de tecnologia em 40 painéis com 26 palestrantes internacionais, de 15 diferentes países, além de 75 brasileiros.
O congresso, que está em sua 9ª edição, visa criar experiências inovadoras, fortalecer a conexão entre hubs e agentes dos ecossistemas de inovação e oferecer informações sobre o estado da arte em inovação no mundo, além promover a cultura da inovação empresarial.
A Petrobras, além de patrocinadora, estará presente em diversos momentos da programação do CBI, com um estande e representantes que abordarão temas como o uso da inovação para superar desafios de negócio, inovação aberta e startups, tecnologias disruptivas e transição energética.
No espaço dedicado às startups, Alex Dal Pont, gerente de Inovação em Ecossistemas Empreendedores, contará como a Petrobras está ampliando sua participação no ecossistema de inovação com o Marco Legal das Startups, que entrou em vigor em 2021. O gerente de Gestão da Inovação Tecnológica, Luciano Felipe Rodrigues, abordará, em sessão exclusiva, o uso da inovação para a superação de desafios do negócio. José Biruel, gerente de Relacionamento com a Comunidade de Ciência e Tecnologia, falará sobre tecnologias disruptivas e Adriano Fraga, gerente de P&D de Produtos Renováveis, Emissões e Mudanças Climáticas, abordará o tema transição energética.
Para a diretora de Inovação da CNI, Gianna Sagazio, a inovação é imprescindível para o desenvolvimento econômico. “A única saída para que empresas sejam competitivas de forma sustentável é o investimento em inovação. A experiência internacional demonstra que este é o caminho mais curto para o desenvolvimento sustentável da economia”, afirma.
Além de assistir às palestras, os inscritos no CBI terão acesso ao Cineinovação, uma série de documentários inéditos sobre os ecossistemas de inovação do Brasil, EUA, Alemanha, Israel e Itália.
O CBI é bianual e idealizado pela Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI). Criada e coordenada pela CNI, a entidade reúne cerca de 400 CEOs e lideranças das principais empresas com atuação no Brasil, atuando como fórum de diálogo entre a iniciativa privada, o setor público e a academia.
Confira o horário das palestras da Petrobras:
09/03 – 15h10 às 15h55 – Palco principal /sessão 3 – Jose Biruel – Painel: Tecnologias disruptivas, ética e regulação.
10/03 – 14h05 às 14h50 – Palco principal/sessão 10 – Adriano Fraga – Painel: Transição energética e economia de baixo carbono: a agenda do século XXI
10/03 – 13h40 às 14h – Palco principal: Luciano Felipe Rodrigues – Palestra: Libertando o valor da Inovação para superação dos desafios de negócio
10/03 – 17h às 17h30 – Espaço Talks: Alex Dal Pont – Palestra: Como a Petrobras está ampliando sua participação no ecossistema de inovação com o Marco Legal das Startups e a programação completa do CBI: https://www.congressodeinovacao.com.br/programacao/