AGNG Fundações atua na execução e projeto de fundações especiais, com presença marcante da Bahia até o Pará, sendo pioneira na execução de estaca hélice contínua no Nordeste brasileiro. Especializada em soluções em fundações especiais, a empresa atua na elaboração de projeto e execução de obras.
Está apta a realizar seus serviços em qualquer tipo de solo, inclusive sob lâmina de água e obras offshore. No seu currículo são mais de 286,8 mil m de estacas moldadas in loco executadas, além de estaca cravada pré-moldada e tubulão.
A GNG acaba de investir em dois novos equipamentos de cravação de estacas: um Junttan PM26LC e um Martelo Hidráulico HHK 12/14AS. Adquiriu também, recentemente, outra nova Perfuratriz CZM EM800SC, completando um acervo de cinco perfuratrizes hidráulicas para a execução de estaca hélice contínua monitorada por computador.
A estaca hélice contínua monitorada chegou ao Brasil por volta de 1987, e no Ceará em meados de janeiro de 2001, através da GNG. A empresa já executou mais de 350 mil m de estacas, além de mais de 110 provas de carga.
Esse tipo de estaca não interfere nas edificações da vizinhança, não provoca vibração ou ruído, tem grande velocidade de execução, não é afetada pelo nível do lençol freático e sua execução é monitorada por computador. Pode ser aplicada em estaca de carga, parede de estaca contígua ou secante (contenção) ou pré-furo para estaqueamento.
Como destaque de sua aplicação, a GNG menciona o Centro de Eventos do Ceará,cujas obras estão sob a gestão do Consórcio Galvão e Andrade Mendonça e contemplam 42 mil m de estaca hélice contínua e o Parque Eólico Icaraizinho na cidade de Amontada, executado pela Mercurios Engenharia, com 10,5 mil m de estacas hélice contínua monitoradas por computador.
Fonte: Estadão