Atrasos em algumas etapas deixam o alerta para o cumprimento do cronograma atéo Mundial de 2014
Nara Faria
Após as dificuldades com os atrasos para o início dos principais projetos, a maior parte das obras de mobilidade públicas previstas para Porto Alegre (RS) está em algum estágio de desenvolvimento. Apesar disso, o sinal amarelo permanece sobre o cumprimento do cronograma, para que sejam finalizadas a tempo da Copa de 2014. A cidade foi eleita uma das 12 sedes para o evento.
No total, o plano de melhoria urbana prevê investimentos de R$ 888,7 milhões para o município. A intervenção mais cara, o corredor da Terceira Perimetral, que liga as zonas Norte e Sul da cidade, recebe investimentos de R$ 194,1 milhões e tem quatro das cinco frentes de trabalho em andamento, após o início dos trabalhos ter sido prorrogado em outras ocasiões.
De acordo com levantamento da prefeitura de Porto Alegre, foi iniciada em fevereiro de 2013 a construção das passagens subterrâneas na rua Anita Garibaldi pela empreiteira Sultepa.
A obra tem prazo para terminar em janeiro de 2014 e custo de R$ 10,8 milhões.
Também já estão em andamento as obras subterrâneas nas avenidas Bento Gonçalves, executadas pelo consórcio Cidade-Sultepa. A obra começou em agosto de 2012, e deve ser entregue até abril de 2014 e prevê custo de R$ 69,6 milhões.
Na avenida Ceará, a obra deveria ter começado em novembro de 2012, mas, por conta da desistência do consórcio de empresas DP Barros de realizar a obra, só teve início em fevereiro de 2013.
A obra está sendo executada pela empreiteira Sultepa, e estão em andamento os serviços de preliminares, terraplenagem, pavimentação, drenagem, sinalização, serviços complementares, obra de arte especial – passagem de nível Ceará e detalhamento de projeto.
Também segue em obras a avenida Cristóvão Colombo, de responsabilidade da empreiteira EPT Engenharia e Pesquisas Tecnológicas. A obra foi iniciada em março de 2013, com prazo de término em abril de 2014 e custo previsto de R$ 29,5 milhões. Somente a passagem subterrânea da avenida Carlos Gomes com a avenida Plínio Brasil Milano permanece em fase de licitação.
No corredor avenida Tronco, cuja duplicação custará R$ 156 milhões, também tem quatro trechos em obras, contratados pelo consórcio CBG-CPL-TB (construtora Brasília Guaíba -construtora Pelotense – Toniolo, Busnello. Iniciadas em maio de 2012, as obras do trecho têm prazo de conclusão previsto para novembro de 2013.
Nos trechos 3 e 4, entre a avenida Icaraí e Gabriel Fialho Camargo, ocorrem a colocação de cabos elétricos em postes e está sendo realizada a execução da primeira placa de concreto e a preparação da base pavimentação no trecho 4.
buy ivermectin UK buy ivermectin no prescription
Nos trechos 1 e 2, está sendo feita a pavimentação da rua irmãos Calvet e a execução do primeiro muro de contenção na avenida Teresópolis, no trecho 1. Além dos investimentos públicos, estão previstos também, para esta obra, empréstimos de R$ 71,7 milhões da Caixa Econômica Federal (CEF).
A previsão é que com os investimentos a cidade tenha também três linhas do sistema Bus Rapid Transit (BRT). Juntas, elas terão 13,4 km de extensão. A prefeitura de Porto Alegre prevê entregar as obras em maio de 2014.
Em uma delas, na avenida João Pessoa, a obra começou em setembro do ano passado. Esta parte do projeto envolve a implantação de 3,2 km de corredores de ônibus na avenida João Pessoa, com adaptação das estações ao modelo BRT. A obra fará a ligação do corredor Bento Gonçalves ao centro da capital gaúcha. O custo para este trecho está estimado em R$ 64,5 milhões, com empréstimos de R$ 28 milhões da CEF.
A outra linha do BRT será implantada na avenida Protásio Alves, executada pelo consórcio Contepa (Compasul e Sultepa).
Serão construídos 7 km de corredores de ônibus, a adaptação de 11 estações ao modelo BRT e a implantação do terminal de ônibus Manoel Elias.
Com custo de R$ 77,9 milhões e contrato público com a prefeitura de Porto Alegre, a obra começou em março de 2012, com dois meses de atraso, e tem previsão de ser finalizada até outubro de 2013. Esta etapa receberá empréstimo de R$ 53 milhões da CEF.
Por fim, a linha da BRT na Bento Gonçalves, que também começou em março, com dois meses de atraso; o término deve acontecer em maio de 2014. No total, o projeto, de responsabilidade do consórcio Contepa (Compasul e Sultepa), tem extensão de 6,5 km, com 24 estações.
A obra inclui a modernização do terminal de ônibus Antônio de Carvalho, terá um custo de R$ 52,7 milhões, com empréstimo de R$ 23 milhões da CEF, e deverá estar pronta em agosto de 2013.
Outra obra em andamento é o monitoramento de corredores de BRT. Esta etapa teve início em outubro de 2012, com nove meses de atraso, e a entrega da obra está marcada para abril de 2014.
Com custo de R$ 13,7 milhões e contando com um empréstimo de R$ 13,7 milhões da CEF, o projeto de responsabilidade da prefeitura de Porto Alegre permitirá acompanhar em tempo real o fluxo de veículos e ônibus nos corredores das avenidas Terceira Perimetral, Tronco e Beira-Rio/Padre Cacique, permitindo o controle dos semáforos.
Já o complexo da rodoviária deve ser concluído em dezembro deste ano pelo consórcio Arteleste-Mavillis, a um custo total de R$ 31,5 milhões – sendo um empréstimo de R$ 19 milhões da CEF.
Os trabalhos foram iniciados em agosto de 2012 e envolvem a construção de um viaduto entre a avenida Júlio de Castilhos e a Castelo Branco.
Também será implantado um terminal de ônibus com acesso subterrâneo para facilitar a ligação com a rodoviária. Obra em andamento, depois de ter a data de início prorrogada, tem custo estimado de R$ 31,5 milhões.
No mais, duas vias serão duplicadas: corredor Voluntários da Pátria/Estação S. Pedro e avenida Severo Dullius pelo consórcio C.C. pavimentadoras/Procon e pela PCI-CCP-TB (Procon Construções e CC Pavimentadora – Toniolo, Busnello. As obras estão com a data de conclusão marcada para agosto de 2013 e março de 2014, após quase um ano de atraso para começar.
O projeto inclui a extensão e duplicação de 3,5 km da avenida Voluntários da Pátria, com implantação de ciclovia e tratamento paisagístico. O projeto também prevê a construção de um terminal de ônibus na estação São Pedro. A obra tem custo total de R$ 95,3 milhões e empréstimo de R$ 24 milhões da CEF.
Porto Alegre ainda dá andamento à duplicação na avenida Edivaldo Pereira Paiva– Beira-Rio/Padre Cacique, que duplicará os 5,8 km da avenida Beira-Rio. Após a conclusão, prevista para maio de 2014, a via ganhará quatro pistas para carros, ciclovia, passeio alargado junto ao rio Guaíba, ponte sobre o arroio Dilúvio e um viaduto no cruzamento da avenida Pinheiro Borda com Padre Cacique.