Para viabilizar projetos como o Túnel Santos-Guarujá, a transferência do Terminal de passageiros para o Valongo, Fips, aprofundamento do canal de navegação e perimetral em Guarujá, além de outras intervenções, o Porto de Santos receberá o aporte de R$ 21,28 bilhõe no período de 2024 a 2028. O anúncio foi feito pelo ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, nesta segunda-feira, dia 11, durante visita à sede da Autoridade Portuária de Santos (APS). O plano envolve R$ 12,6 bi em recursos federais, do Estado de São Paulo e Parcerias Público Privadas (PPPs) e R$ 8,68 bilhões de empresas privadas.
Ao todo, são 12 projetos estratégicos que integram o Plano de Investimentos proposto pelo Ministério e a APS. Um dos projetos contemplados é a construção do túnel ligando Santos à Guarujá, o qual levará R$ 6 bilhões desse montante, um aporte a ser dividido igualmente entre os governos Federal e do Estado de São Paulo. Os recursos federais virão do Orçamento Geral da União e do caixa da APS.
A transferência do terminal de passageiros para o Valongo envolverá recursos federais e privados da ordem de R$ 1,4 bilhão. O ministro afirma que a ideia é criar um Hub de turismo em Santos e interligar o terminal de passageiros ao Parque Valongo (em construção) que também receberá, ao final, um total de R$ 100 milhões.
A Ferrovia Interna do Porto de Santos (fips) será o terceiro maior projeto a receber recursos, da ordem de R$ 1 bilhão. Em andamento pela Associação que integra as ferrovias Centro Atlântica, MRS e Rumo, os investimentos serão feitos nos 5 primeiros anos do contrato. O projeto aumentará a capacidade de transporte de cargas por ferrovia de 50 milhões de toneladas por ano para 115 milhões.
Outro projeto que receberá recursos é o aprofundamento para 16 metros do canal de navegação do porto. Serão investidos R$ 324,1 milhões na dragagem, em 5 anos. O ministro explica que, a princípio, o canal de navegação será aprofundado para 16 metros, enquanto isso, o Governo Federal prepara uma PPP para 20 anos, estimada em R$ 6,5 bilhões, para ampliar a profundidade para 17 metros.
Outros R$ 544 milhões serão destinados, via Novo PAC, à construção da segunda etapa da avenida perimetral do porto em Guarujá (margem esquerda).
Os projetos contemplam ainda a repotencialização da Usina Hidrelétrica de Itatinga, incluindo a produção de hidrogênio verde; a criação de um pátio de estacionamento em área de 100 mil m2; implantação do sistema de monitoramento de tráfego de navios e melhorias na Margem Direita (Alemoa).
Já os investimentos a serem feitos por 21 terminais privados, em cinco anos, somam R$ 8,68 bilhões.
O presidente da APS, Anderson Pomini, agradeceu o apoio do ministro Silvio Costa Filho, que já visitou o Porto de Santos quatro vezes durante os seis meses que ocupa o cargo.
Investimento aeroportuário
Além do aporte no principal complexo portuário da América Latina, antes da coletiva de imprensa no auditório da APS, o ministro Silvio Costa Filho visitou o início das obras de ampliação do aeroporto do Guarujá, em São Paulo. O projeto do novo sítio aeroportuário contempla um total de quatro fases. Na primeira, serão investidos mais de R$ 20 milhões para melhorias nas alças de taxiamento e na pista principal, além do terminal de passageiros. O projeto de construção do novo aeroporto deve ser concluído em dois anos.