Potência máxima na UHE de Estreito (MA)

Obras da Usina Hidrelétrica de Estreito, no Maranhão, exigem geração de energia ininterrupta por um ano e acompanhamento técnicofull time

Geradores da Orguel, empresa do Grupo Orguel, estão trabalhando em tempo integralpara garantir o cumprimento do cronograma da Usina Hidrelétrica de Estreito, no Maranhão. Manter a disponibilidade dos equipamentos em 100% de sua capacidade, durante o período de um ano, é o grande desafio da empresa, tendo em vista que não há fornecedores de peças nem de mão de obra especializada na região.

Para garantir o perfeito funcionamento dos geradores, a Orguel disponibilizou um técnicofull timena obra, fazendo inspeções permanentes, manutenções preventivas e, principalmente, monitorando as operações. "Nosso objetivo é prever qualquer tipo de problema. Isso gera a garantia de que o cronograma pode ser cumprido no que depender de energia", ressalta o gerente comercial da Orguel, Alex Cossenzo.

A obra está prevista para ser concluída em 2011, pelo Consórcio Rio Tocantins. A capacidade de geração de energia da usina, após conclusão das obras, é de 1.087 mw – o suficiente para abastecer uma cidade com 5 milhões de pessoas.

A capacidade de fornecimento de energia/dia pelos geradores é de 4.000 kva ou 4 Mw. No momento, estão locados oito geradores de 500 kva, além de 15 torres de iluminação da Orguel. Segundo Cossenzo, toda a energia para a obra está sendo fornecida pelos geradores, uma vez que o local é uma área extensa e com pouca infraestrutura, a 10 quilômetros de Estreito, próxima ao rio Tocantins.


Fonte: Estadão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *