Com 25 anos de atuação, a A1 Engenharia mostra que está ganhando relevância no ramo de projetos e gerenciamento. Na ampla e sofisticada sede, a empresa fornece um portfólio de produtos e serviços executados por profissionais comprometidos em atender as demandas dos competitivos mercados de energia e etanol e do segmento de celulose e papel.
Nessas áreas, a A1 desenvolve desde projetos de pequeno e médio porte até escopos mais complexos, que necessitam de estudo de viabilidade, fabricação (em espaço próprio), montagem em campo, entre outros. Um desses exemplos é o projeto desenvolvido para uma das maiores produtoras brasileiras de papel para embalagem e papelão ondulado—a Irani Papel e Embalagem, localizada na região meio oeste de Santa Catarina.
O referido projeto, que chama atenção não somente pela amplitude mas pelas exigências do escopo, inclui a ampliação da produção fabril (com produtos e serviços distintos), redução de custos operacionais e adequação ambiental.
Este último é fundamental, tendo em vista que a contratante já possuía em seu espaço sistemas que necessitavam de readequação, conforme as exigências dos órgãos ambientais, dentre eles podemos citar algumas substituições, como da Caldeira de Recuperação com o complexo Sistema de Evaporação de Múltiplos Efeitos e Cozimento; o BOP e GNC (Sistema de Coleta e Tratamento de Gases não condensáveis); e os Sistema de Tratamento de Água e Tratamento de Água para Caldeira, entre outros.
A projetista ressalta ainda que a extensão do escopo não foi a única particularidade, mas também o gerenciamento do empreendimento em meio ao período de incertezas geradas pela pandemia. Segundo Fábio Bonetti, diretor de Projetos da A1 Engenharia, a pandemia poderia ter interferido negativamente no fechamento e, consequentemente, no desdobramento do contrato. “Mas mais uma vez superamos todas as expectativas.” comentou Fábio. “Com estratégia e comprometimento conseguimos executar com excelência tudo aquilo que havíamos planejado junto ao cliente.
Hoje, ela colhe excelentes resultados de uma planta em plena atividade, desenvolvida por nós”, finalizou o diretor.
![](https://revistaoe.com.br/wp-content/uploads/2023/12/Captura-de-tela-2023-12-18-154932.jpg)