O projeto esboçado em 1960, de construção de uma ponte atravessando a Bahia de Todos os Santos, ligando a capital Salvador e Itaparica, deve ser finalmente licitado esse ano no formato de parceria público-privada (PPP).
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No final de março deve terminar a etapa de consulta e audiência pública, de acordo com a Secretaria Estadual de Infraestrutura da Bahia.
A previsão é de que até o final do ano ocorra a licitação.
O projeto é orçado em R$ 5,3 bilhões.
De acordo com o jornal Valor, as chinesas China Communications Construction Company (CCCC) – controladora no Brasil da empresa de engenharia Concremat – e China Railway 20 Bureau Group (CR20) estudam montar um consórcio para construção e operação da ponte Salvador-Itaparica.
A estrutura tem extensão de 12,4 km – mais acessos viários de 4,60 km; nova rodovia expressa a ser construída em Vera Cruz e Itaparica, na Ilha, com 21,41 km; e recuperação e ampliação de trecho da rodovia BA-001.
A PPP para construção e operação da Ponte Salvador-Itaparica prevê, inicialmente, aporte de R$ 1,2 bilhão do Governo da Bahia em duas partes: R$ 660 milhões, no quarto ano da construção, e R$ 540 milhões, no quinto ano.
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