Projetos incompletos

Os projetos executivos são documentos elaborados de forma a oferecer informações técnicas em um nível mais detalhado, possibilitando a orientação da execução das disciplinas pertencentes ao escopo do contrato.
A elaboração de projetos executivos incompletos ou com lacunas nas interfaces das disciplinas ocasiona impactos diretos na gestão dos prazos e custos do projeto, devido ao aumento da necessidade de solicitações de mudanças ao longo de sua execução.

Quando elaborados de forma criteriosa, respeitando-se os limites de bateria e a integração das áreas de conhecimento, os projetos executivos são essenciais para a manutenção da aderência da execução ao planejamento da obra. Como principais benefícios para o contratante podemos destacar a redução de custos adicionais originados das solicitações de mudança, retrabalho, atraso no fornecimento de materiais e equipamentos da obra. Para o contratado, os principais benefícios são a redução da improdutividade da mão de obra na relocação dos funcionários devido às inconsistências apresentadas nos projetos durante sua execução, a maior assertividade da execução em relação ao planejamento inicial e redução nos riscos relacionados à engenharia da obra.

A engenharia é um dos itens mais importantes para o setor da construção, pois ela é o início de tudo. É a engenharia que determina a qualidade dos suprimentos, da construção civil e da construção e montagem. O que se tem notado, é que com a crise que está afetando o nosso País, as empresas de engenharia foram bastante afetadas.

Para melhorar o ambiente de negócios no setor da construção e infraestrutura, é essencial a realização de investimentos na melhoria da qualidade da engenharia dos projetos, assim como na definição do escopo a ser contratado. O aumento da competitividade devido à redução de oportunidades no mercado de trabalho resultou na redução das margens e na necessidade constante de melhoria na gestão das obras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *